Em
Região de Coimbra

2025/07/29

A DITADURA DOS ALGORITMOS E O REGRESSO À LEITURA

Opinião

BILHETE POSTAL
Por Eduardo Costa

“Não há nada que substitua a leitura”. A afirmação vem de um cidadão muito esclarecido. Artur Santos Silva, o antigo banqueiro. Disse mais numa conferência da Livraria Lello. “Talvez estejamos novamente no tempo dos escritores”, considerou por sua vez o secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos. Também disse que “no  tempo em que tudo parece confuso, é também o tempo em que precisamos, mais do que nunca, da lucidez, da coragem e da palavra dos escritores”.

Para os menos seniores, a questão coloca-se com pertinência: que raio de tempos são estes? E têm razão para pensar assim. Nunca foram bem esclarecidos sobre a história dos tempos que os menos jovens viveram. Talvez não tenham sido ensinados devidamente sobre a ‘nossa’ história.

A Europa, nomeadamente, sempre viveu em conflitos e convulsões estratégicas. Que afetaram o nosso mundo. Não foi só a ‘nossa’ guerra das colónias que ceifou gerações de jovens portugueses. Aconteceu a segunda guerra mundial, a guerra cível na nossa vizinha Espanha, a primeira grande guerra. E antes destas tantas outras.

E tivemos até há três décadas e meia e desde a segunda guerra a temível ‘guerra fria’. Com dois blocos de escala mundial a conflituar entre si. Estivemos a minutos de uma guerra nuclear, com o confronto dos mísseis de Cuba.

Sempre foi assim. Assim parece que continuará infelizmente.

Um tempo em que estranhamente escolhemos quem nos vai governar, baseados em meias verdades, quando não mentiras. Vivemos na ‘ditadura’ dos algoritmos.

Torna-se de facto mais importante o ‘regresso’ à leitura, daqueles que não nos enganam. Onde a imprensa e os escritores tem obrigatoriamente que assumir a sua missão.

 

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional de Imprensa Regional
(Este artigo de opinião semanal é publicado em cerca de 50 jornais) 

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Proteção Civil e Município reforçam monitorização dos caudais do rio Mondego
30/01/2026
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
30/01/2026
Escolas reabrem em Coimbra exceto a Martim de Freitas
29/01/2026
Peritagem conclui que edifício no Vale das Flores não apresenta risco estrutural após explosão
29/01/2026
Escolas encerradas no concelho esta quarta-feira após passagem da depressão KRISTIN
28/01/2026
Autarquia faz balanço após depressão KRISTIN e apela à circulação com cautela
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Município vai disponibilizar sete habitações para Jovens (Ex) Acolhidos
27/01/2026