A Seleção da AF Coimbra garantiu, no passado domingo, o apuramento para a próxima fase do Torneio das Regiões ao vencer (5-1) a Seleção de Vila Real no encontro realizado no Campo de Treinos da Mealhada, contíguo ao Estádio Dr. Américo Couto.
A 1.ª parte foi equilibrada com os conimbricenses a enviarem a bola ao poste, por intermédio de Martim Borges, antes do quarto de hora, tendo os transmontanos respondido com um cabeceamento de belo efeito que o guarda-redes Bernardo Casqueira anulou com uma defesa apertada.
Num lance que deixou dúvidas quanto um empurrão ao defesa adversário, a Seleção de Vila Real inaugurou o marcador com um remate de longe que surpreendeu o guardião conimbricense.
Após o intervalo, a entrega à luta manteve-se e os transmontamos estiveram perto de ampliar a vantagem num remate devolvido pela base do poste e que teve o condão de acordar os comandados de Paulo Freixo.
Aos 50 minutos, a Seleção da AF Coimbra alcançou o empate por intermédio de João Lopes, consumou a reviravolta aos 53 minutos com um golo de Nuno Fonseca e assumiu o comando da partida, consolidando o triunfo, aos 86 minutos, com o "bis" de Nuno Fonseca e, aos 88 e 92 + minutos, com João Lopes a bisar e Vítor Teixeira a fechar a contagem.
Após o final do encontro, o Selecionador Paulo Freixo, num toque de bom, recusou explicar a tática que vai permanecer escondida até à fase nacional e justificou o saldo positivo da participação na fase zonal com "o espírito de grupo fantástico e a qualidade que estes meninos têm", o que permitiu alcançar um feito inédito para a AF Coimbra na Taça das Regiões, reclamando "mais oportunidades" para os jovens jogadores no contexto dos clubes.
Já o Coordenador Técnico Amaro Ferreira atribuiu o apuramento ao trabalho de mês e meio, destacando o contributo dos clubes na formação dos jovens jogadores, alguns seniores de primeiro ano, que deram boa imagem do futebol do distrito de Coimbra.
O técnico Aurélio Gonçalves antecipa um futuro risonho para os jovens jogadores que compõe a Seleção da AF Coimbra "se continuarem a trabalhar assim" e estando convicto que vão continuar a honrar o emblema da associação conimbricense e o futebol do distrito de Coimbra na fase nacional.
Do lado dos jogadores, João Matos foi o porta-voz do grupo e confessou "a grande ambição" que tinham para um jogo que não foi fácil, pois "formos para o intervalo a perder o que afetou o ânimo da equipa, que se uniu na 2.ª parte e foi fantástica". O segredo do triunfo é simples de explicar: "foi a nossa união fora das quatro linhas e, agora, vamos para a próxima fase para continuar a representar a AF Coimbra da melhor maneira", disse.
O Presidente da AF Coimbra, Vítor Simões não escondeu a emoção por um "resultado importante para a AF Coimbra e para mim próprio", já que, acrescentou, "viemos para este torneio com jogadores sub 21 com muita qualidade e que mereciam mais oportunidades nos clubes a que pertencem, pois demonstraram que são bons jogadores e que podem olhar para eles com outros olhos".
O líder da AF Coimbra deu os parabéns a toda a estrutura e sublinhou a felicidade pelo facto de "em quatro meses e meio de mandato continuar a ganhar" num percurso em que a formação merece um carinho especial, sendo um orgulho para Vítor Simões "ver crescer o futuro do nosso futebol".
Com altos índices de motivação e grande qualidade, assegura o Presidente da AF Coimbra, a Seleção tem todas as condições para "fazer história" na fase nacional da Taça das Regiões.
Fonte/Foto: AF Coimbra