A Associação de Futebol de Coimbra (AFC) celebrou o seu centenário com um jantar e com o lançamento do seu primeiro volume.
Horácio Antunes, presidente da AFC, refere que o balanço dos últimos anos é equilibrado, com momentos bons e maus, “mas sempre a crescer”.
Menciona que aderiu ao Fundo “CRESCER 24” e garante que vão apoiar os clubes “nas infraestruturas, balneários, iluminação, numa gama muito grande de equipamentos e na sua melhoria”.
O presidente da AFC referiu que visiona um “plano estratégico em cinco eixos: crescimento, melhores instalações, aposta no futebol feminino, recursos humanos e novas tecnologias”.
O I Volume do Centenário da Associação de Futebol de Coimbra, apresentado por Horácio Antunes, presidente da ACF e escrito por Francisco Pinheiro, refere que é um volume com aproximadamente, 460 páginas onde o objetivo foi “reunir toda a história: como chega a Coimbra, como se desenvolve e como nasce a Associação em 1922”.
Houve também uma distinção dentro da categoria dos clubes fundadores foram distinguidos cinco: a Académica, pelo vice-presidente, Filipe Preces, que não esteve presente e, por isso, quem recebeu foi Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF); Sport Conimbricense que quem recebeu foi Carlos Ferreira; Fernando Soares premiado pelo União de Coimbra; Humberto Neves recebe o prémio pelo Ginásio Figueirense pelas mãos do vereador da Figueira da Foz, Manuel Domingues; por último, a Naval 1º de Maio que, pelas mãos de Horácio Antunes dá o prémio a José Mateus.
Na secção de arbitragem, foram distinguidos oito árbitros, nomeadamente: Gustavo Sousa; António Cardoso, que quem atribuiu o prémio foi Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF); Nuno Bogalho também foi premiado e pelas mãos do vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes; Cátia Tavares não pode estar presente e quem recebeu foi o seu pai, e pelas mãos de Horácio Antunes; Nuno Pereira, ex-presidente do Conselho de Arbitragem de Futebol de Coimbra; Paulo Soares, Artur Soares Dias e Rui Licínio também foram premiados e pelas mãos de Fernando Gomes.
Na cerimónia, também foram galardoados ex-presidentes de clubes e associações, como: Alberto Gomes distinguido pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio; Vítor Ferreira premiado pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida; e ainda, Amaro Jorge premiado pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Paulo Henriques.
Por último, na categoria do Associativismo foi premiado Américo Santos, ex-presidente do conselho fiscal da Académica, pelas mãos de Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal de Lousã. Lopes da Silva e Guilherme de Oliveira foram recordados, refere o Campeão das Provincias.
Horácio Antunes recebeu várias lembranças que os clubes, árbitros e associações lhe quiseram oferecer.
Na cerimónia estiveram presentes Fernando Gomes, presidente da FPF e ainda o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. Para além da presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra que se ausentou por outros compromissos políticos.