Em
Região de Coimbra

2022/10/27

Associação de Futebol de Coimbra completou 100 anos

Desporto

A Associação de Futebol de Coimbra (AFC) celebrou o seu centenário com um jantar e com o lançamento do seu primeiro volume.

Horácio Antunes, presidente da AFC, refere que o balanço dos últimos anos é equilibrado, com momentos bons e maus, “mas sempre a crescer”.

Menciona que aderiu ao Fundo “CRESCER 24” e garante que vão apoiar os clubes “nas infraestruturas, balneários, iluminação, numa gama muito grande de equipamentos e na sua melhoria”.

O presidente da AFC referiu que visiona um “plano estratégico em cinco eixos: crescimento, melhores instalações, aposta no futebol feminino, recursos humanos e novas tecnologias”.

O I Volume do Centenário da Associação de Futebol de Coimbra, apresentado por Horácio Antunes, presidente da ACF e escrito por Francisco Pinheiro, refere que é um volume com aproximadamente, 460 páginas onde o objetivo foi “reunir toda a história: como chega a Coimbra, como se desenvolve e como nasce a Associação em 1922”.

Houve também uma distinção dentro da categoria dos clubes fundadores foram distinguidos cinco: a Académica, pelo vice-presidente, Filipe Preces, que não esteve presente e, por isso, quem recebeu foi Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF); Sport Conimbricense que quem recebeu foi Carlos Ferreira; Fernando Soares premiado pelo União de Coimbra; Humberto Neves recebe o prémio pelo Ginásio Figueirense pelas mãos do vereador da Figueira da Foz, Manuel Domingues; por último, a Naval 1º de Maio que, pelas mãos de Horácio Antunes dá o prémio a José Mateus.

Na secção de arbitragem, foram distinguidos oito árbitros, nomeadamente: Gustavo Sousa; António Cardoso, que quem atribuiu o prémio foi Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF); Nuno Bogalho também foi premiado e pelas mãos do vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes; Cátia Tavares não pode estar presente e quem recebeu foi o seu pai, e pelas mãos de Horácio Antunes; Nuno Pereira, ex-presidente do Conselho de Arbitragem de Futebol de Coimbra; Paulo Soares, Artur Soares Dias e Rui Licínio também foram premiados e pelas mãos de Fernando Gomes.

Na cerimónia, também foram galardoados ex-presidentes de clubes e associações, como: Alberto Gomes distinguido pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio; Vítor Ferreira premiado pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida; e ainda, Amaro Jorge premiado pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Paulo Henriques.

Por último, na categoria do Associativismo foi premiado Américo Santos, ex-presidente do conselho fiscal da Académica, pelas mãos de Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal de Lousã. Lopes da Silva e Guilherme de Oliveira foram recordados, refere o Campeão das Provincias.

Horácio Antunes recebeu várias lembranças que os clubes, árbitros e associações lhe quiseram oferecer.

Na cerimónia estiveram presentes Fernando Gomes, presidente da FPF e ainda o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. Para além da presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra que se ausentou por outros compromissos políticos.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP Coimbra | abril 2025
4/04/2025
Ruas da cidade estão a ser invadidas pela animação do “Coimbra Doce”
4/04/2025
Festa do futebol feminino animou esta quarta-feira o Campo da Arregaça
3/04/2025
Município assina protocolos para Fundo de Emergência a instituições sociais
3/04/2025
Cidade universitária celebra a Páscoa com tradição e música para todas as idades
2/04/2025
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
2/04/2025
MAIS DOLARES OU MAIS EUROS?
1/04/2025
Prémio Edmundo de Bettencourt abre candidaturas de 1 a 30 de abril
1/04/2025