O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, abriu os trabalhos da 18ª cimeira COTEC Europa, que decorreu no Convento São Francisco.
A cimeira, que decorreu na quarta-feira, 14 de maio, integrou a cerimónia de distinção do Rei de Espanha, Felipe VI, e do Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, com o título de doutor honoris causa, respetivamente pela Faculdade de Direito e pela Faculdade de Economia. José Manuel Silva defendeu que a Europa não pode estar demasiado dependente de potências como a Rússia, a China e os Estados Unidos da América, sublinhou que acredita numa “Europa forte, ambiciosa, unida e combativa” e elogiou a cimeira e a sua temática, designadamente um apelo à ação de Portugal, Espanha e Itália.
O tema de “Parcerias Industriais”, intercâmbio em setores estratégicos como espaço e defesa, saúde e ciências da vida, semicondutores, computação de alto desempenho e inteligência artificial, foi o mote principal da conferência.
A edição deste ano da cimeira celebra 20 anos completados da primeira reunião em Roma, em 2005, e é um apelo à ação de Portugal, Espanha e Itália.
A organização do fórum é uma parceria da Câmara Municipal de Coimbra, Universidade de Coimbra, Turismo de Portugal, Comunidade Intermunicipal de Coimbra e Banco BPI.
Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | Catarina Gralheiro