Em
Região de Coimbra

2025/06/27

Autarquia requalifica espaço para paragem dos operadores de serviços expresso

Concelho

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, acompanhado pela vereadora com o pelouro Espaço Público, Ana Bastos, visitou, no passado dia 26 de junho, a requalificação do espaço para paragem dos operadores de serviços expresso junto à Casa do Sal, que conta com novos abrigos. A obra, com um custo de 82.036,36 euros, trata-se de uma solução temporária, enquanto se aguarda pelo novo terminal rodoviário que vai ser criado na futura estação intermodal.

Enquanto se aguarda pela futura estação intermodal de Coimbra, onde vai ficar o novo terminal rodoviário que vai servir todos os operadores de serviço expresso, a CM de Coimbra requalificou o espaço onde, atualmente, operam a Blablacar, a Flixbus e a Scotturb, debaixo do viaduto, junto à Casa do Sal. Esta é uma solução temporária, mas necessária e há muito aguarda pelos utilizadores.  

 Com esta intervenção, adjudicada em janeiro de 2025, melhorou-se a iluminação pública e foram instalados abrigos de passageiros de grandes dimensões, cada um com cerca de 12 metros de comprimento (quatro módulos de três metros cada, com um banco), com proteção de vidro e iluminação no teto.

 A fim de garantir a segurança dos passageiros, foram ainda criados cais de embarque do lado direito, onde existiam lugares de estacionamento. Dessa forma, através de uma intervenção mínima, apenas na alteração da colocação de lancis e na repavimentação dos passeios a cota superior, conseguiu-se criar oito paragens distintas.

 Agora, os diferentes pontos de paragem são identificados por sinalética bidirecional visível à distância. De modo a permitir a manobra dos autocarros na saída dos cais, foi colocado um guarda-corpos no passeio junto aos abrigos que, também, evita o atravessamento dos peões fora da passadeira.

 Sendo este local já uma zona de forte procura do serviço expresso e onde a intermodalidade tem vindo a ser verificada, foi ainda criada uma Praça de Táxis, em estreita colaboração com a Antral e com a Politáxis, bem como uma zona dedicada à tomada e largada de passageiros, sem estacionamento, destinada a veículos particulares e a TVDE’s. Estas medidas visam reforçar a acessibilidade e a comodidade dos utilizadores, promovendo uma melhor articulação entre os diversos modos de transporte.

 

Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | João Pedro Lopes

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Município vai disponibilizar sete habitações para Jovens (Ex) Acolhidos
27/01/2026
Elevador do Mercado reabre após trabalhos de manutenção
27/01/2026
4º Encontro de de Walking Football joga-se esta quarta-feira
26/01/2026
Prova de resistência “Elite Quebra Costas Internacional” abre inscrições
26/01/2026
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
23/01/2026
“A Alta Velocidade representa para Coimbra uma nova centralidade no país”
23/01/2026
Antiga Estação Elevatória dá lugar à Biblioteca Carlos Fiolhais
22/01/2026