Em
Região de Coimbra

2025/02/07

Bombeiros de Coimbra com nova Central de Alerta e Comunicações e viatura BREC

Concelho

A nova Central de Alerta e Comunicações da Companhia de Bombeiros Sapadores (CBS) de Coimbra foi hoje, dia 6 de fevereiro, apresentada numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador que tutela os Bombeiros e a Proteção Civil, Carlos Matias Lopes. Na ocasião foi, também, apresentada a nova viatura de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC). Na globalidade, estes investimentos municipais ascendem a cerca de 72 mil euros.
A nova Central de Alerta e Comunicações da CBS de Coimbra foi hoje apresentada. A plataforma vai melhorar a eficiência e a celeridade na comunicação direta com os operacionais no terreno, garantindo a transmissão de informações cruciais em tempo real, evitando o desperdício de recursos e melhorando os tempos de resposta. 
De forma a assegurar a operacionalidade da central, foram criados novos postos de trabalho para que sejam melhoradas as comunicações, com a presença na central de elementos de chefia e estrutura de comando para melhor articulação com outras entidades. A central funciona como elo entre os Bombeiros e outras forças de segurança, como a PSP, a GNR, o INEM e Comando Sub-Regional de Coimbra da ANEPC, garantindo um trabalho conjunto e coordenado e facilitando a mobilização de reforços sempre que necessário. As comunicações internas e externas também ficaram mais facilitadas, garantindo que toda a informação flui corretamente sem falhas que possam comprometer o socorro.
 Futuramente, vão ser instalados novos programas com aplicações que permitem através de sistemas de georreferenciação (GPS) acompanhar a movimentação das viaturas e até de operacionais, otimizando desta forma o tempo de resposta.
 A nova central vai ainda auxiliar os Bombeiros Sapadores a melhorar a sua eficiência, segurança e capacidade de resposta a emergências, garantindo assim um serviço mais eficaz para a comunidade e assegurando a continuidade das operações mesmo em cenários de grande exigência, como ocorrências de grande dimensão ou catástrofes naturais.
 Os equipamentos de hardware e software careciam de atualização, existindo a necessidade de realizar a migração para sistemas modernos capazes de garantir uma resposta adequada e rápida para todas as situações, nomeadamente com o Comando sub-Regional de Coimbra, em que a comunicação ficou informatizada, deixando maioritariamente de ser efetuada por telefone.
 Este processo de modernização englobou, também, a aquisição de mobiliário e outros acessórios apropriados para a instalação de quatro postos de trabalho em permanência, pintura e arranjo de pavimento, remodelação da instalação elétrica e iluminação, nova central telefónica e ligação interna de comunicações com fibra ótica, computadores e monitores, instalação do programa de gestão de ocorrências GESCORP e de aplicações, quatro televisores e outros LCD de informação, entre outros equipamentos informáticos.
 Na sessão de hoje, na qual participou o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e o vereador Carlos Matias Lopes, foi também apresentada a nova viatura BREC que vai apoiar a equipa profissional formada em resgate de vítimas em estruturas colapsadas. A CBS possuía um veículo que, pela sua idade, não cumpria com os objetivos, pela sua capacidade de condução e transporte dos operacionais, numa cidade com edifícios históricos e construções antigas.
 O novo reboque vem oferecer uma maior capacidade de resposta para as equipas especializadas de resgate em estruturas colapsadas, permitindo uma resposta mais rápida e profissional diante de emergências complexas. O reboque foi mesmo projetado para otimizar o espaço de armazenamento e facilitar o acesso rápido aos mesmos equipamentos. Possui, ainda, iluminação LED, garante o armazenamento em boas condições de higiene e segurança, assegurando a integridade dos equipamentos podendo melhorar significativamente a eficiência operacional da equipa. Este reboque permitirá, também, uma capacidade de deslocação para apoio regional, caso seja solicitado pelo Comando Sub-regional de Coimbra, podendo prestar apoio a outras regiões em caso de colapsos estruturais, como já ocorreu no passado.
O investimento global em ambos os equipamentos foi de 71.909,67 euros, sendo 47.741,67 euros destinados para a nova central e 24.168 euros para a viatura BREC.
 

Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | Nuno Ávila

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
16/04/2025
Galerias do Ingote avança com obras de requalificação num investimento de 400 mil euros
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Convento São Francisco recebe Coimbra BD com mais de 50 autores
15/04/2025
Seis restaurantes da cidade criam menus especiais para a época pascal
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025
As ideias do Livre para o país
14/04/2025
União 1919 derrotado no Campo S. Pedro
14/04/2025