Em
Região de Coimbra

2024/12/26

Bombeiros Sapadores têm nova ambulância oferecida pelo Município

Concelho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra adquiriu uma nova ambulância para a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, para assegurar o serviço de socorro pré-hospitalar e garantir, assim, uma resposta adequada às exigências da população. A nova ambulância é uma Mercedes-Benz Sprinter, completamente equipada, e destaca-se pelos elevados padrões de qualidade, inovação, digitalização e segurança. A nova ambulância, que teve um custo de perto de 78 mil euros, foi apresentada hoje, dia 23 de dezembro, na Casa Municipal da Proteção Civil, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador com o pelouro dos Bombeiros e Proteção Civil, Carlos Matias Lopes, do comandante dos Bombeiros Sapadores, Paulo Palrilha, e do comandante adjunto, Carlos Carecho.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra tem uma nova ambulância para assegurar um serviço de socorro eficiente e de qualidade à população. A ambulância é uma Mercedes-Benz Sprinter, completamente equipada, e vai permitir uma resposta mais eficaz ao elevado número de serviços para os quais os Bombeiros Sapadores são solicitados. A CM de Coimbra investiu 73,5 mil euros (mais IVA a 6%) na nova ambulância e assegura que vai continuar a trabalhar para melhorar a eficiência dos Bombeiros Sapadores, reconhecendo que os recursos disponíveis têm de ser adequados à população e à área de atuação da corporação. 
 
“Isto é sobretudo para servir as pessoas”, afirmou o presidente da Câmara, José Manuel Silva, na apresentação da nova ambulância, que decorreu na Casa Municipal de Proteção Civil. “Não temos dúvidas de que os Bombeiros Sapadores vão ter mais gosto em trabalhar numa ambulância que responde do que numa que já está cansada e com falta de ar”, acrescentou o autarca, salientando que no final da semana a nova ambulância já terá matrícula e “estará pronta a começar a circular”.
 
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra tem vindo a assegurar o serviço de socorro pré-hospitalar, nos últimos dois anos, com recurso a uma ambulância pertencente ao Município. Esta situação deve-se ao facto da ambulância anteriormente cedida pelo INEM continuar inoperacional desde o início de 2023. Com um registo de 373.784 km, 14 anos de serviço e um motor recondicionado, a ambulância apresentava um desgaste significativo que impedia uma resposta de qualidade e não garantia a segurança das vítimas transportadas e dos operacionais. As frequentes avarias comprometiam a operacionalidade do serviço de socorro pré-hospitalar e as sucessivas reparações eram morosas e dispendiosas. Para colmatar esta situação, a Companhia de Bombeiros Sapadores tem utilizado uma ambulância de reserva que é propriedade municipal. Esta ambulância, que não foi adquirida com o objetivo principal de prestar serviço para o INEM, tem sido continuamente utilizada para suprir a falta de operacionalidade da ambulância de socorro do INEM.
 
O facto de antiga ambulância do INEM estar parada e de ainda não ter chegado uma nova viatura levou a Câmara Municipal a adquirir a nova ambulância. “Estamos à espera [da ambulância do INEM] e continuamos à espera que seja entregue ao Município”, informou o vereador Carlos Matias Lopes.  “Como disse o senhor vereador, e bem, continuamos à espera da ambulância do INEM”, reforçou o presidente da Câmara, considerando que “há muitos anos que o INEM tem vindo a ser descapitalizado, em capital financeiro e humano e isso é inaceitável” e que “os portugueses têm de exigir uma resposta pronta do INEM”.“É evidente que não podíamos deixar os nossos munícipes desprotegidos e, portanto, a Câmara Municipal cumpriu a sua obrigação de adquirir uma ambulância e a disponibilizar aos nosso sapadores. Mas continuaremos a exigir que o INEM cumpra as suas obrigações”, sublinhou.
 
“É muito importante termos mais uma ambulância, dado que não temos a ambulância do INEM. Assim temos sempre uma ambulância em prontidão a cumprir aquilo que a gente quer, que é servir os cidadãos”, afirmou, por sua vez, o comandante dos Bombeiros Sapadores, Paulo Palrilha.
 
Importa, ainda, sublinhar que os Bombeiros Sapadores recebem solicitações constantes para assegurar prevenções em diversos eventos realizados na cidade. Contudo, não conseguem responder a todas as solicitações e a CM de Coimbra é, muitas vezes, obrigada a recorrer a instituições externas para responder a esta necessidade. Assim, para assegurar uma resposta adequada e necessária às exigências do interesse público e às atividades desempenhadas pelos Bombeiros Sapadores, a CM de Coimbra decidiu investir na renovação da frota e adquiri uma nova ambulância para a companhia.
 
Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | João Pedro Lopes

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
RECORDE: 30 MILHÕES DE ESTRANGEIROS
14/01/2025
SMTUC ajustam tempos de viagem para minimizando atrasos e incumprimentos
14/01/2025
Polo I da Universidade e IPO com máquinas de venda automática da SMTUC
13/01/2025
The New York Times elege Coimbra como um dos “52 sítios para ir em 2025”
13/01/2025
Café Concerto regressa ao Convento São Francisco a 14 de janeiro
10/01/2025
Manutenção de requalificação do espaço público continua em 2025
10/01/2025
Como chama teu filho?
9/01/2025
Praça do Comércio recebe a primeira Feira de Artesanato Urbano de 2025
9/01/2025