A instituição portuguesa esteve representada por Ana Goreti Oliveira e Vera Pinto, do Departamento de Inovação, e estiveram também presentes todas as entidades parceiras do consórcio.
Ao longo da reunião foram apresentados os desenvolvimentos do projecto, no que concerne à implementação e disseminação. Foram ainda partilhados os resultados nacionais do estudo quantitativo sobre o nível de literacia em saúde das crianças e jovens (entre os 11 e os 15 anos) e um estudo qualitativo sobre as boas práticas e desafios na promoção da literacia em saúde para crianças e jovens.
O planeamento dos próximos passos e divisão de tarefas foram outros dos assuntos abordados na reunião.
De salientar que o PHILIP tem como objetivo o aumento dos níveis de literacia em saúde de jovens, entre os 11 e os 15 anos, e capacitar educadores, através de atividades de sensibilização e educação para a literacia em saúde. Os materiais resultantes do projeto, entre os quais um manual para educadores e módulos de educação para crianças e jovens, estarão disponíveis para o público em geral, de forma gratuita.
Este projeto é financiado pelo Programa Erasmus+, da Comissão Europeia, numa parceria entre seis entidades europeias: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Tiber Umbria Comett Education Programme – TUCEP (Itália), E-School Educational Group (Grécia), Academia Postal 3 Vigo S.L. (Espanha), Inovaciju tinklas (Lituânia) e Ústav pro zdravotní gramotnost, z.ú. (República Checa), coordenador do projeto.