Em
Região de Coimbra

2025/08/18

Carlos Paredes homenageado no Festival Correntes de Um Só Rio

Concelho

O Correntes de Um Só Rio está de regresso em 2025 para homenagear o fado e a canção de Coimbra de 1 a 5 de outubro. A 8ª edição do festival, promovido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, presta um tributo especial a Carlos Paredes, por ocasião do centenário do nascimento do mestre da guitarra portuguesa. O Convento São Francisco volta a ser o palco do Correntes de Um Só Rio e a acolher uma programação diversificada, que inclui música, teatro e apresentações de livros. A programação completa vai ser divulgada em breve, mas um dos momentos de destaque do festival vai ser o concerto do pianista conimbricense Máximo Francisco.

O Correntes de Um Só Rio, um festival inteiramente dedicado ao fado e à canção de Coimbra, está de regresso ao Convento São Francisco, de 1 a 5 de outubro, para a sua 8ª edição, que contempla uma programação diversificada, que vai da música ao teatro, passando pela apresentação de livros. Este ano, o festival presta um especial tributo ao mestre Carlos Paredes, por ocasião do centenário do seu nascimento.

 Correntes de Um Só Rio foi criado em 2018 pela Câmara Municipal e é totalmente dedicado ao fado e à canção de Coimbra. O festival mantém atuais as raízes da música tradicional, lançando, simultaneamente, sementes para o futuro deste património singular.

 A programação completa do Correntes de Um Só Rio vai ser anunciada brevemente, mas entre os momentos mais aguardados destaque para o concerto do pianista conimbricense Máximo Francisco.

 Máximo Francisco nasceu em 2003 e iniciou a sua carreira no Conservatório Nacional de Lisboa aos sete anos de idade, onde concluiu o ensino secundário em Piano e Composição. Licenciou-se em Composição para Jazz pela Codarts Rotterdam, na Holanda. Recorde-se que, em fevereiro deste ano, participou num concerto de homenagem a Carlos Paredes no Centro Cultural de Belém, com dois arranjos originais. Atualmente, está em tournée pelo Japão, passando por Osaka, Kyoto e Tóquio. Em outubro, vai estar no Correntes de Um Só Rio, no palco do Convento São Francisco, para um concerto que promete ser único.

 

Fonte/Foto: CM Coimbra

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Prisão preventiva para indivíduo por furto em residência
6/02/2026
Várias estradas do concelho e circulação ferroviária suspensas devido ao risco de cheias
6/02/2026
Governo cria linhas de crédito para apoiar recuperação após a tempestade KRISTIN
5/02/2026
Risco de cheias mantém-se em Coimbra com depressão Leonardo a afetar o país
5/02/2026
Autarca de Coimbra satisfeita com construção da barragem de Girabolhos e intervenção na bacia do Mondego
4/02/2026
Competições distritais de regresso após depressão Kristin
4/02/2026
Município preparou sete locais para instalar pessoas em caso de inundações
3/02/2026
Radares de Velocidade | Coimbra | fevereiro 2026
3/02/2026