O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School estão a desenvolver um projecto que pretende ser um referencial das melhores práticas relacionadas com a gestão de marcas territoriais.
Apresentada na terça-feira, a iniciativa está, nesta fase inicial, a trabalhar junto dos municípios para reconhecer e avaliar o seu trabalho e ajudar a identificar oportunidades de evolução.
Mapear, reconhecer e implementar são três passos que vão orientar o projeto Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais. Esta iniciativa, desenvolvida pelo CEIT e pela Coimbra Business School, tem como objetivo “criar um referencial científico ao nível da gestão de marcas territoriais”.
Além disso, este programa visa também qualificar os territórios nos domínios do branding e do marketing territoriais, auxiliando, nesta fase, os municípios a encontrarem oportunidades de melhoria e a desenvolverem estratégias e processos ligados às marcas dos territórios portugueses.
Focado nos municípios numa primeira fase, o Portugal Branding vai avaliar o estado de maturidade das marcas dos municípios de Albufeira, Alcochete, Baião, Braga, Cascais, Castelo Branco, Castro Daire, Coimbra, Fundão, Lisboa, Lousã, Maia, Palmela, Ponte de Lima, Sertã, Sesimbra e Vouzela, cujos perfis são distintos.