A exposição “Sombra Dupla” inaugura sexta-feira, 11 de julho, às 18h00, no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC), reunindo obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE). A mostra, com curadoria de Ana Guimarães e de Beatriz Hilário, ambas da CACE, reflete sobre os contrastes entre o íntimo e o social, o público e o privado, através de obras de alguns dos mais relevantes artistas contemporâneos. A exposição pode ser visitada até 12 de outubro.
A sessão de inauguração vai contar com a presença do vereador Miguel Fonseca, em representação do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e da diretora da CACE, Sandra Vieira Jürgens.
“Sombra Dupla” explora temas como a intimidade, o recolhimento, a exposição social e a tensão entre memória e superficialidade nas sociedades digitais. Segundo a sinopse, as obras em exibição criam ambientes introspetivos, onde a figura humana se manifesta de forma subtil ou ausente, e espaços de celebração em que o corpo expressa desejo de fuga ou de apatia.
A exposição reúne obras de António Júlio Duarte, Carlos Mensil, Daniel Canogar, Gabriel Abrantes, Günther Förg, Inês d’Orey, Jaime Welsh, João Penalva, José Loureiro, Juliana Julieta, Luísa Jacinto, Pedro Casqueiro, Rodrigo Oliveira, São Trindade e Sónia Almeida, num diálogo que cruza diferentes linguagens e sensibilidades.
A exposição vai estar patente ao público até 12 de outubro, com o seguinte horário: terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00; aos sábados e aos domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, encerrando aos feriados.
Fonte/Foto: CM Lisboa