Em
Região de Coimbra

2025/04/02

Cidade universitária celebra a Páscoa com tradição e música para todas as idades

Concelho

O programa de celebração da Páscoa em Coimbra arranca já na próxima sexta-feira, dia 4 de abril, e prolonga-se até 26 de abril, combinando atividades culturais, gastronómicas, religiosas e de animação urbana para todas as idades. A programação foi apresentada hoje, dia 2 de abril, no Terreiro da Erva pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e representantes de outras entidades envolvidas, e divide-se em quatro eventos principais: “Coimbra Doce” (4 a 20 de abril); “Sabores e Sons da Páscoa” (16 a 26 de abril); “Semana Santa de Coimbra” (13 a 21 de abril) e “Baixa o Som” (18 e 19 de abril).
Coimbra vai ter muita animação por ocasião das celebrações da Páscoa, com concertos, visitas ao património religioso e animação para todas as idades, reforçando a ligação entre cultura, tradição e a comunidade.
 A programação foi hoje dada a conhecer em conferência de imprensa, realizada na Fábrica de Cerâmica de Coimbra, no Terreiro da Erva, que contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente, Francisco Veiga, do presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, do representante da direção artística do Festival de Música de Rua “Baixa o Som”, Adriano Franco, da presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Assunção Ataíde, da representante da Vertente Versátil Unip. Lda, Dina Maia, e do Padre Pedro Santos, para contextualizar o programa religioso.
 À margem da sessão, José Manuel Silva explicou que as iniciativas hoje apresentadas resultam de um “programa cultural transversal da Câmara Municipal de Coimbra e dos vários parceiros, conjugado com o programa da Semana Santa feito pela diocese”. O presidente da autarquia considera que “vale a pena as pessoas consultarem a programação cultural de Coimbra, porque vão ter muito por onde escolher”.
 O autarca evidenciou que “havia uma lacuna [de eventos] na época da Páscoa” e que a preocupação “foi preencher este período com uma nova programação cultural”. Segundo José Manuel Silva, a estratégia passa por afirmar “Coimbra como uma cidade de eventos”, afirmando que esta iniciativa é para “continuar para os próximos anos, passando a fazer parte da programação regular” do município.
 O programa “Coimbra Doce” vai levar à Praça do Comércio e ao Terreiro da Erva, de 4 a 20 de abril, atividades infantis, workshops, caça aos ovos e mascotes alusivas à época. O Terreiro da Erva vai contar ainda com uma tenda orbital, baloiços, insufláveis, trampolim com elásticos e zonas gastronómicas com hambúrgueres, cachorros, crepes, waffles e castanhas assadas. A animação estende-se à Praça do Comércio, também com muitos motivos alusivos à Páscoa, um photo point e muito mais. Vai haver um comboio elétrico que fará um périplo entre a Praça 8 de Maio, a Rua do Corvo, o Largo do Paço e a Rua Eduardo Coelho.
 
A programação inclui ainda momentos de música e de tradição, integrados no programa “Sabores e Sons da Páscoa”, que decorre de 16 a 26 de abril. O grupo Alma de Coimbra abre os concertos a 16 de abril, às 21h30, na Igreja da Misericórdia. No dia seguinte, realiza-se a visita “Descobrindo as Igrejas da Baixa de Coimbra”, às 15h00, que culmina com um concerto de órgão de tubos, às 21h00. No dia 18 de abril, Sexta-feira Santa, está prevista animação de rua na Baixa de Coimbra, incluindo às 15h00, um concerto de Fado de Coimbra, com o grupo Canção de Coimbra, da Secção de Fado da AAC, no átrio dos Paços do Concelho, na Praça 8 de Maio. No dia 19, decorre o concurso do Melhor Folar Doce, no Pátio da Inquisição, acompanhado de animação musical e da Feira do Folar e da Arrufada de Coimbra. Às 15h30, realiza-se uma visita comentada ao Núcleo Judaico de Coimbra, no Edifício da Inquisição, sendo limitada a 25 pessoas. No dia 26 de abril, às 21h30, na Sé Nova de Coimbra, realiza-se o Concerto de Encerramento, com a Orquestra Clássica do Centro.
 O programa religioso “Semana Santa de Coimbra” (de 13 a 21 de abril) tem início no Domingo de Ramos, dia 13 de abril, às 11h30, com missa na Sé Nova e prossegue com diversas celebrações ao longo da semana, incluindo a Via Sacra no Seminário Maior de Coimbra (dia 18) e a Vigília Pascal na Sé Nova (dia 19). No Domingo de Páscoa (dia 20), realizam-se várias missas na Igreja de Santa Cruz.
 Já o festival “Baixa o Som” anima as ruas de Coimbra nos dias 18 e 19 de abril, com concertos itinerantes que percorrem locais emblemáticos como a Praça 8 de Maio, Largo da Portagem e Quebra Costas. A animação musical vai estar a cargo dos grupos Brass Freakers e Jabardixie.


 
Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | João Paulo Silvano

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Festa do futebol feminino animou esta quarta-feira o Campo da Arregaça
3/04/2025
Município assina protocolos para Fundo de Emergência a instituições sociais
3/04/2025
Cidade universitária celebra a Páscoa com tradição e música para todas as idades
2/04/2025
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
2/04/2025
MAIS DOLARES OU MAIS EUROS?
1/04/2025
Prémio Edmundo de Bettencourt abre candidaturas de 1 a 30 de abril
1/04/2025
Freguesia de Almalaguês inaugura novo parque infantil
1/04/2025
Coimbra é palco da fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários
31/03/2025