Em
Região de Coimbra

2023/11/30

CM de Coimbra altera projeto do Metrobus na Solum para preservar árvores na Rua General Humberto Delgado

Concelho

Tendo por fundo as obras do Sistema de Mobilidade do Mondego, foi aprovado na reunião do Executivo de 27 de novembro, uma proposta que visa preservar as árvores de maior porte ao longo da Rua General Humberto Delgado e criar bosquetes na Rua D. João III, novos elementos arbóreos e plantação de mais exemplares.

No projeto aprovado para implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego na Rua General Humberto Delgado, entre a Avenida Fernando Namora e a Rua D. João III, existem árvores de grande porte cuja preservação não foi contemplada. De modo a preservar estes exemplares, a CM de Coimbra promoveu uma avaliação detalhada do projeto, nesta área, e introduziu alguns ajustes, de modo a permitir preservar as árvores existentes e garantir a largura, o mais ampla possível, dos passeios.

Com vista à maximização da largura dos pavimentos, é proposto passar a plantação prevista no passeio norte da Rua General Humberto Delgado para a zona verde existente entre a Avenida Fernando Namora e Rua Carolina Michaelis, e para o canteiro existente dentro da Escola Superior de Educação de Coimbra no troço que acompanha o muro desta instituição. De referir, ainda, que, das reuniões havidas com o dono da obra (IP) e fiscalização da obra (VHM), resultou o entendimento de que, nas situações em que a adaptação em obra do projeto possa implicar atrasos na mesma, será mantido o projeto original.

Em relação à Rua D. João III, de modo a assegurar as condições adequadas para a manutenção das árvores no local, foi feita uma revisão ao projeto, propondo-se a criação de mini bosquetes que englobem as árvores a manter, sendo estes percorridos por um percurso pedonal com 2,30m de largura. Estes espaços permeáveis serão interrompidos por zonas pavimentadas que foram coordenadas com as circulações de entrada e saída no estádio e no centro comercial. As zonas onde vão ser criados os referidos bosquetes coincidem com troços rampeados, sendo o percurso acessível assegurado no passeio do lado das escolas.

A definição dos bosquetes, em substituição de caldeiras de árvores, permite introduzir cerca de 700 m2 de área permeável neste local, o que contribuirá, significativamente, para a infiltração de águas pluviais, para a redução da ilha de calor urbano e para a valorização desta zona nobre da cidade. Será, igualmente, possível aumentar aí o número de árvores, estimando-se a plantação de cerca de 20 novos exemplares. A proposta dos serviços prevê, ainda, a introdução de uma floreira em toda a frente do centro comercial, ao longo do muro, o que possibilitará mitigar o impacto do muro de contenção do canal em relação à entrada do centro comercial, com a plantação de trepadeiras que irão suportar-se no referido muro. Dentro deste projeto, será ampliada a rede de rega, assim como a rede de iluminação pública, para colmatar algumas carências verificadas.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PJ detém homem por tentativa de violação em plena rua de Coimbra
11/07/2025
A mais antiga Feira Medieval do país decorre em Coimbra de 18 a 20 de julho
10/07/2025
Associação Cavalo Azul angaria 1.500 euros com a caminhada solidária do MultiSport Weekend
10/07/2025
Centro de Arte Contemporânea reúne obras da Coleção de Arte do Estado
9/07/2025
Estação Elevatória de Coimbra inaugura nova Barca do Mondego
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Trânsito condicionado devido às Festas da Cidade de 10 a 13 de julho
8/07/2025
Assembleia Geral da FPF homenageou Paulo Oliveira
8/07/2025