No projeto aprovado para implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego na Rua General Humberto Delgado, entre a Avenida Fernando Namora e a Rua D. João III, existem árvores de grande porte cuja preservação não foi contemplada. De modo a preservar estes exemplares, a CM de Coimbra promoveu uma avaliação detalhada do projeto, nesta área, e introduziu alguns ajustes, de modo a permitir preservar as árvores existentes e garantir a largura, o mais ampla possível, dos passeios.
Com vista à maximização da largura dos pavimentos, é proposto passar a plantação prevista no passeio norte da Rua General Humberto Delgado para a zona verde existente entre a Avenida Fernando Namora e Rua Carolina Michaelis, e para o canteiro existente dentro da Escola Superior de Educação de Coimbra no troço que acompanha o muro desta instituição. De referir, ainda, que, das reuniões havidas com o dono da obra (IP) e fiscalização da obra (VHM), resultou o entendimento de que, nas situações em que a adaptação em obra do projeto possa implicar atrasos na mesma, será mantido o projeto original.
Em relação à Rua D. João III, de modo a assegurar as condições adequadas para a manutenção das árvores no local, foi feita uma revisão ao projeto, propondo-se a criação de mini bosquetes que englobem as árvores a manter, sendo estes percorridos por um percurso pedonal com 2,30m de largura. Estes espaços permeáveis serão interrompidos por zonas pavimentadas que foram coordenadas com as circulações de entrada e saída no estádio e no centro comercial. As zonas onde vão ser criados os referidos bosquetes coincidem com troços rampeados, sendo o percurso acessível assegurado no passeio do lado das escolas.
A definição dos bosquetes, em substituição de caldeiras de árvores, permite introduzir cerca de 700 m2 de área permeável neste local, o que contribuirá, significativamente, para a infiltração de águas pluviais, para a redução da ilha de calor urbano e para a valorização desta zona nobre da cidade. Será, igualmente, possível aumentar aí o número de árvores, estimando-se a plantação de cerca de 20 novos exemplares. A proposta dos serviços prevê, ainda, a introdução de uma floreira em toda a frente do centro comercial, ao longo do muro, o que possibilitará mitigar o impacto do muro de contenção do canal em relação à entrada do centro comercial, com a plantação de trepadeiras que irão suportar-se no referido muro. Dentro deste projeto, será ampliada a rede de rega, assim como a rede de iluminação pública, para colmatar algumas carências verificadas.