A CIM-RC vai estar presente na EXPOFACIC 2023, em Cantanhede, de 27 de julho a 6 de agosto, com um stand móvel que destaca a riqueza e a diversidade do território e a realização de um evento de dinamização económica e promoção dos produtos da região, o Mercado de Produtores da Região de Coimbra. Os municípios da região de Coimbra foram convidados a participar neste evento, sendo disponibilizado a cada um uma banca, a ocupar por um ou mais produtores durante um dia, em rotatividade, de forma a poderem expor e vender os seus produtos.
A Câmara Municipal de Coimbra contou com a colaboração da ADOC – Associação de Doceiros de Coimbra e da Coimbra Mais Futuro para a realização deste projeto. O contacto e a indicação dos produtores que estarão presentes no espaço do Município de Coimbra foi, assim, da responsabilidade destas duas entidades, que se preocuparam em selecionar produtores que garantam uma presença verdadeiramente representativa dos produtos de Coimbra.
Assim, no dia de arranque, 27 de julho, Coimbra vai estar representada pela Pastelaria Briosa, com os galantinos, as arrufadas de Coimbra, os pastéis de Santa Clara, as rosas da Rainha, o pudim das Clarissas e confeitos. Na sexta-feira, dia 28 de julho, será a vez dos morangos e hortícolas serem apresentados por Gonçalo Seiça e Leonor Seiça. No sábado, 29 de julho, o Saboral irá apresentar os seus chás e as suas compotas. No domingo, 30 de julho, o espaço de Coimbra fica a cargo de Verdes do Mondego com os seus microvegetais, enquanto na segunda-feira será o Goldencap a apresentar os seus cogumelos. Na terça, dia 1 de agosto, a Associação Herança do Passado leva ao espaço as peças de tecelagem de Almalaguês, enquanto na quarta, dia 2, é a vez de Fernando André apresentar o arroz do baixo Mondego. Segue-se o Cabaz Dona Rosa na quinta-feira, dia 3 de agosto, com os seus produtos hortícolas biológicos e Manuel Diniz na sexta-feira igualmente com produtos hortícolas. No sábado, dia 5 de agosto, será a DBEE a apresentar o mel e seusd derivados e no último dia da feira, 6 de agosto, a Pastelaria Visconde vai levar ao espaço os pastéis de Santa Clara, as arrufadas de Coimbra, os suspiros, a maminha de freira, o encanto do Mondego e as cordas do Mondego.
O Mercado de Produtores da Região de Coimbra vai ficar situado dentro do recinto, no Mercado do Peixe de Cantanhede, com expositores dos municípios que compõem o território, com uma mostra que reúne desde iguarias gastronómicas até ao artesanato típico, num verdadeiro retrato da riqueza gastronómica e cultural da Região de Coimbra.
O Mercado de Produtores representa uma oportunidade para os produtores locais promoverem e venderem os seus produtos endógenos e de fabrico artesanal e, em simultâneo, sensibilizarem e educarem para a importância da preservação da biodiversidade, do consumo de produtos locais e sazonais, e para as cadeias curtas de consumo.