Em
Região de Coimbra

2025/08/04

Coimbra vai ser a cidade anfitriã do Bienal Manifesta em 2028

Concelho

Coimbra vai ser a cidade anfitriã da Manifesta 2028, anunciou hoje, dia 4 de agosto, o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto. A Anozero, Bienal de Arte Contemporânea organizada pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e pela Universidade de Coimbra, desafiou a Bienal Manifesta a cocriar uma edição colaborativa. Graças à ação coordenada do Governo com a cidade e a região, o desafio foi aceite.

“A decisão agora conhecida é de enorme relevância porque, ao reconhecer os méritos da proposta de um diálogo transformador entre a arte e a sociedade, atrai para a cidade, para a região e para o País um grande evento cultural com um comprovado retorno económico um reconhecido potencial turístico”, afirma a ministra da Cultura, Juventude e Desporto. “Trazer a Manifesta para Coimbra é uma oportunidade estratégica que reflete o compromisso do Governo com a Cultura nas suas várias vertentes e em todo o território. Especialmente interessante nesta Bienal, para além da visibilidade internacional, é a capacidade de regeneração urbana com impactos duradouros e a mobilização e formação de equipas nacionais”, acrescenta a ministra Margarida Balseiro Lopes.

“É com enorme entusiasmo e sentido de responsabilidade que Coimbra cumpre um sonho e recebe a Manifesta 2028. Este será um momento absolutamente transformador para a cidade e para a região, que vai permitir afirmar Coimbra como um centro de criação contemporânea, de pensamento crítico e de diálogo europeu”, refere, por sua vez, o presidente da CM de Coimbra “A Manifesta, que irá ter a Rua da Sofia como um dos seus vários focos, reforça o nosso compromisso com a cultura, a participação cidadã, o desenvolvimento sustentável e a abertura ao mundo, fruto do trabalho desenvolvido de forma contínua e intensa, ao longo dos últimos anos, pelo Executivo”, explica José Manuel Silva.

Mais do que uma bienal de arte contemporânea, a Manifesta é uma plataforma interdisciplinar e um fórum de criatividade, inovação e desenvolvimento, atento às questões da identidade, diversidade, migrações, ambiente ou globalização. O projeto envolve profundamente as comunidades locais, incentivando o diálogo entre artistas, residentes, políticos e visitantes.

O Património Mundial da cidade e a importância da preservação da floresta são pontes fortes do projeto apresentado à Manifesta no início deste ano. O investimento global previsto de 8 milhões de euros é assegurado em 50% pelo Governo. Os restantes 50% são da responsabilidade das entidades locais, doadores e patrocinadores da iniciativa.

Desde 1996 que a Manifesta, Bienal Nómada da Europa, acontece numa cidade europeia diferente a cada dois anos. Os trabalhos de preparação da 17ª edição, em 2028, arrancam já no início de 2026, garantindo a Coimbra uma nova dinâmica e uma projeção renovada como um dos maiores polos culturais e artísticos de Portugal.

Em setembro deste ano, em Coimbra, vai ter lugar uma cerimónia formal para celebrar a assinatura do acordo oficial com todos os parceiros-chave da iniciativa.

 

Fonte/Foto: CM Coimbra

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Indivíduo detido por tráfico de estupefacientes
28/11/2025
PSP Coimbra promove curso de formação para Licença de Uso e Porte de Arma
28/11/2025
Académica de Coimbra regressa aos relvados este sábado
27/11/2025
CACC recebe mostra sobre “Ensaio Sobre a Cegueira” de Saramago
27/11/2025
Autarquia de Coimbra repensa o modelo de refeições escolas
26/11/2025
Cidade de Coimbra assinala Dia da Floresta com a plantação de 800 exemplares autóctones
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Município promove sessão de sensibilização dedicada aos jovens do centro
25/11/2025