Em
Região de Coimbra

2024/05/23

Comissão Europeia aprova candidatura de Coimbra à European Urban Initiative com financiamento de 4,9 ME

Concelho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), entre outros parceiros, viram aprovada uma candidatura à European Urban Initiative com um projeto de turismo sustentável intitulado “COIMBRA ST LLM”. Esta candidatura foi a única portuguesa a ser selecionada e implica um financiamento de 4,9 milhões de euros (M€) para a sua implementação.

A candidatura vai permitir o desenvolvimento de ferramentas de monitorização e de apoio ao desenvolvimento de práticas turísticas mais sustentáveis, que vão contribuir para responder a desafios associados à mobilidade, à criação de emprego, à qualidade do serviço prestado e à perceção dos residentes sobre o impacto do turismo.

A European Urban Initiative é uma iniciativa europeia que visa apoiar cidades na implementação de projetos inovadores para tornar as áreas urbanas mais sustentáveis, inclusivas e resilientes, apresentando um projeto de turismo sustentável.

 O projeto de Coimbra destacou-se entre as 112 candidaturas apresentadas por 12 estados-membros da União Europeia. Os resultados foram conhecidos hoje, dia 22 de maio, e, das 22 candidaturas aprovadas, Coimbra destaca-se como a única cidade portuguesa selecionada.

Este projeto, elaborado numa parceria entre a CM Coimbra e a CIM-RC, é liderado pela autarquia e tem ainda como parceiros o Turismo de Portugal, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes, a Present Technology e a Inova +. Estes parceiros vão, agora, trabalhar em conjunto na implementação das ações e das medidas propostas.

Recorde-se que a apresentação da candidatura mereceu o apoio de várias entidades regionais e nacionais, nomeadamente: AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, APBC – Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Associação Ruas, CoimbraMaisFuturo, Direção Regional de Cultura do Centro, Fundação Bissaya Barreto, Metro Mondego, Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Turismo Centro de Portugal e TUMO Coimbra.

 Importa ainda lembrar que a CIM-RC é o representante português na agenda urbana do turismo sustentável da comissão europeia. 

“Esta inédita aprovação de um projeto camarário desta índole e desta dimensão, em Coimbra, extra quadros comunitários clássicos e numa lógica de captação de instrumentos de financiamento diretamente dirigidos pela Comissão Europeia, reunindo todos os parceiros e apoios que o tornaram possível, a quem agradecemos, vai colocar Coimbra de uma forma inovadora no radar turístico nacional, internacional e das instituições europeias, incluindo a própria Comissão Europeia, e muito contribuirá para a afirmação criativa da marca Coimbra, concorrendo de forma sólida para o desenvolvimento turístico, económico, cultural e ambiental do concelho de Coimbra”, refere o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Supertaça AFC joga-se este sábado em Taveiro
23/05/2024
Registo operacional da PSP de Coimbra
23/05/2024
Encontro de Traquinas de Final de Época - Futsal
23/05/2024
Encerramento da temporada de arbitragem da AF Coimbra
23/05/2024
Detenção de três Indivíduos por suspeita de tráfico e furto
23/05/2024
Comissão Europeia aprova candidatura de Coimbra à European Urban Initiative com financiamento de 4,9 ME
23/05/2024
Atletas do União 19 presentes na Festa do Futebol Feminino
23/05/2024
Unionistas vencem Valadares Gaia na Taça Nacional
16/05/2024