A empreitada de remodelação da iluminação do Centro Olímpico de Piscinas (COP) e do Pavilhão Multidesportos Mário Mexia (PMMM) foi consignada hoje, dia 5 de fevereiro, na presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, dos vereadores Ana Bastos e Carlos Matias Lopes, bem como dos representantes da empresa adjudicatária e dos serviços municipais. A empreitada foi entregue à empresa Redemaior Engenharia, Lda., que venceu o concurso público, e representa um investimento de 693.240,74€ (IVA incluído). Num prazo de 515 dias, deverá estar concluída a instalação de iluminação LED que vai permitir uma diminuição drástica do consumo e um aumento da qualidade de luz e durabilidade dos materiais. A redução de consumos de energia elétrica na iluminação será superior a 70%, estimando-se uma poupança anual superior a 340 mil kWh/ano, o que representa mais de 70 mil euros/ano, acrescendo, ainda, 15 mil euros/ano de poupança com a manutenção.
A iluminação do COP e do PMMM vai ser remodelada pela CM de Coimbra, que, para isso, contratou um projeto elétrico/luminotécnico, desenvolvido pela empresa CeliumProj – Consultadoria e Projetos, Lda.
Posteriormente, a autarquia abriu um concurso público, cujo vencedor foi a empresa Redemaior Engenharia, Lda., que a partir de hoje tem a responsabilidade de executar a obra em 515 dias, por um investimento de 693.240,74€ (IVA incluído).
A empreitada vai permitir modernizar a iluminação que apresenta indícios de um forte desgaste, em resultado de 19 anos de funcionamento. A instalação de iluminação com tecnologia LED vai permitir uma diminuição drástica do consumo e um aumento da qualidade de luz e durabilidade dos materiais. Com a implementação das soluções preconizadas por este projeto a redução dos consumos de energia elétrica na iluminação será superior a 70%, estimando-se uma poupança anual superior a 340 mil kWh/ano, o que representa mais de 70 mil euros/ano, acrescendo, ainda, 15 mil euros/ano de poupança com a manutenção. Assim, estima-se que o retorno deste investimento possa ocorrer num período inferior a oito anos.
Na consignação esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, os vereadores Ana Bastos e Carlos Matias Lopes, bem como os representantes da empresa adjudicatária e dos serviços municipais envolvidos no projeto.
Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | João Paulo Silvano