De 23 a 26 de outubro, Coimbra (Portugal) acolherá a 3.ª edição do MATE Festival 2025, com uma programação distribuída por vários espaços do Convento São Francisco. Um encontro que cruza conferência, showcases e experiências imersivas, reunindo profissionais das artes, cultura e tecnologia. Ao longo de quatro dias, o MATE propõe uma programação diversificada para diferentes públicos, promovendo diálogos entre inovação, território e criação contemporânea.
Marcelo dos Reis, cabeça de cartaz do festival, é amplamente reconhecido como um dos mais marcantes guitarristas de jazz e música improvisada em Portugal. Com presença constante nos palcos europeus, já foi considerado Músico do Ano pela jazzx.pt., eleito por cinco vezes entre os melhores guitarristas pela prestigiada El Intruso e listado como um dos músicos mais influentes da última década pela Free Jazz Collective.
Em 2024, lançou FLORA, o seu primeiro álbum enquanto líder de trio, acompanhado por Miguel Falcão (contrabaixo) e Luís Filipe Silva (bateria). Através de composições originais que transitam entre jazz livre, bebop, rock psicadélico, krautrock e progressivo, o trio construiu uma linguagem musical poderosa e multifacetada, que conquistou a crítica:
“The new, genre‑bending compositions exhaust the powerful and muscular interplay of this trio… dos Reis leading… with authoritative electric guitar playing…” – Salt & Peanuts
Em outubro de 2025, Marcelo regressa ao MATE Festival com um novo álbum e o mesmo trio, uma experiência sonora que promete expandir ainda mais o universo de FLORA.
No próximo dia 24 de julho, será feito o anúncio oficial da programação detalhada do MATE Festival 2025, incluindo os artistas convidados e os projetos emergentes selecionados nas quatro categorias das convocatórias: música, arte, tecnologia e educação.
Fonte/Foto: CM Coimbra