Em
Região de Coimbra

2025/03/27

Convento de São Francisco recebe Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas

Concelho

De 4 a 6 de junho, o Convento de São Francisco, em Coimbra, vai ser palco do VII Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas – Cidades-Mundo de Memória Judaica. O evento, promovido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através da Divisão de Museologia, e um conjunto de outras entidades, vai reunir alguns dos mais prestigiados investigadores nacionais e internacionais para um debate sobre a influência judaica em diversas épocas e latitudes, reforçando a importância da história sefardita na identidade cultural luso-ibérica. O programa pode ser consultado na página web VII Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas | Cidades-Mundo de Memória Judaica — Câmara Municipal de Coimbra.
Coimbra, cidade milenar e palco de encontros de povos e culturas ao longo da história, vai ser o centro das discussões sobre a herança sefardita no VII Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas – Cidades-Mundo de Memória Judaica.
 
O evento representa uma parceria entre diversas unidades de investigação universitária, entidades culturais e o Município de Coimbra, dando continuidade aos encontros académicos iniciados nesta cidade (2017), e posteriormente realizados em Aveiro (2019), Leiria (2021), Tomar (2022), Castelo de Vide (2023) e Guarda (2024). Este evento visa promover o debate e a partilha de conhecimento sobre as vivências e os legados culturais das comunidades sefarditas nos territórios luso-ibéricos, atlânticos e mediterrânicos, assim como em outras regiões envolvidas na diáspora judaica.
 
O congresso, realizado presencialmente e com transmissão online, tem início no dia 4 de junho, com uma sessão de abertura, seguida da conferência “La persecución del judaísmo y la ‘leyenda negra’ de la Inquisición española”, proferida por Juan Pablo Dominguez Fernández, da Universidad de Navarra, em Espanha. A manhã vai contar ainda com intervenções de Fernanda Olival (Universidade de Évora), Elvira Mea (Universidade do Porto) e outros académicos que vão explorar temas como as ordens militares portuguesas e o impacto do Santo Ofício na cidade de Coimbra.
 
Na parte da tarde, o congresso vai dar destaque à economia e aos cristãos-novos, com apresentações de Rica Amrán (Université de Picardie Jules Verne) sobre a disputa de Ceuta em 1179, Claude B. Stuczynski (Bar-Ilan University) sobre o uso da imunidade papal e James W. Nelson Novoa (University of Ottawa) sobre os cristãos-novos portugueses perante o Santo Ofício em Roma. O dia vai encerrar com comunicações livres e debates, proporcionando um espaço dinâmico para a troca de ideias.
 
O segundo dia, 5 de junho, tem um intenso programa de conferências. O foco vai recair sobre o papel dos cristãos-novos na política e economia do mundo ibérico e atlântico, incluindo uma análise do perdão-geral de 1604, por Ana Isabel López-Salazar (Universidade Complutense de Madrid). Entre os destaques está também a conferência de Ana Cristina Araújo (Universidade de Coimbra) sobre a defesa do judaísmo no século XVIII.
 
Na parte da tarde, o congresso vai contar com intervenções ligadas à rota do património judaico europeu, explorando temas como a importância cultural da comunidade judaica de Antuérpia, a cidade de Ferrara enquanto sede do Museu Nacional do Judaísmo e da Shoah, e as complexas camadas da história judaica urbana. As sessões vão incluir debates interativos e apresentações de projetos que promovem a valorização e preservação da herança sefardita. Vai ser também realizada uma sessão integrada no Programa Interreg Europe Jewels Tour, que conta com a participação de especialistas oriundos de Ferrara (Itália); Erfurt (Alemanha); Riga (Letónia); Lublin (Polónia) e Lviv (Ucrânia).
 
O último dia do congresso vai ser marcado por uma visita acompanhada pela “Coimbra Judaica”, permitindo aos participantes uma imersão na história sefardita da cidade.
 
Com um leque tão abrangente de conferências e investigadores, o VII Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas pretende ser um evento incontornável para historiadores, académicos e todos os interessados na história e cultura judaica. Mais do que um encontro académico, este congresso representa uma reflexão sobre o passado, presente e futuro da identidade sefardita no mundo lusófono e além-fronteiras. O evento é acessível a todos os que desejem assistir ou participar. 
 
O evento está também aberto à apresentação de comunicações e projetos culturais relacionados com as questões sefarditas. Os interessados devem submeter até 30 de abril de 2025 o título da sua comunicação, um resumo (até 300 palavras) e informações essenciais sobre sua identificação curricular, recorrendo ao seguinte link. As apresentações serão presenciais e terão um tempo limite de 15 minutos.
 
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas da Universidade de Lisboa, Rede de Judiarias de Portugal e Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.
 
Recorde-se que Coimbra é detentora de um património histórico e urbanístico particularmente relevante para a memória-mundo sefardita, tendo um dos mais bem conservados Mikveh judaicos medievais europeus, que foi restaurado e será em breve visitável.


Fonte/Foto: CM Coimbra
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Simulacro de incêndio nos HUC avalia meios de emergência hospitalares
28/03/2025
CoimbraCityLab acolhe projeto “Plataforma de Gestão de Crises de Poluição”
28/03/2025
Município de Coimbra distinguido com Bandeira de Mérito Social
27/03/2025
Convento de São Francisco recebe Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas
27/03/2025
O gaming está de volta ao Coimbra B
26/03/2025
Coimbra acolhe conferência sobre o Edifício da Inquisição e a presença judaica na cidade
26/03/2025
A DITADURA DAS PSEUDODEMOCRACIAS
25/03/2025
Praça do Comércio recebe a próxima edição da Feira de Velharias
25/03/2025