Em
Região de Coimbra

2023/01/05

Curso Avançado de Escanção arranca este mês na EHTC

Concelho

O elevado nível de exigência do serviço de vinhos no mercado português – seja nos pontos de venda, seja no setor do alojamento e restauração – está na origem da criação do Curso Avançado de Escanção, que a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) vai começar a lecionar a partir de 23 de janeiro e até 15 de junho.


Trata-se da 1.ª edição da formação avançada de um curso (escanção), que é ministrado há mais de uma década por esta escola da rede do Turismo de Portugal.


Toda a formação é presencial, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 15H00 às 18H30. Os diplomados vão adquirir os conhecimentos necessários em vinhos nacionais e internacionais, que lhes permitem a gestão de uma garrafeira e de stocks, elaboração de cartas de vinhos, promoção dos vinhos através do storytelling, e otimização das equipas e dos recursos para incremento das vendas e proveitos.


Para ingresso, os alunos têm de preencher, pelo menos, um dos três requisitos de acesso, que são ter o curso preparatório de escanção, WSET nível 2 ou experiência profissional mínima de três anos em serviço especial de vinho.


O curso integra uma vertente mais científica de “biologia do vinho”, “inglês técnico” e “enogastronomia”, que é harmonizada com “marketing de vinhos” e “gestão de bebidas e de garrafeira”.
Na vertente tecnológica, o ensino vai centrar-se na identificação das principais leveduras presentes no vinho, vantagens e desvantagens da inibição de crescimento dos micro-organismos no vinho, reconhecimento dos agentes com atividade antimicrobiana e identificação dos principais defeitos do vinho, associando os micro-organismos que lhe deram origem.


O Curso Avançado de Escanção confere conhecimentos quanto à enogastronomia, enquanto produto do turismo cultural, distinguir o perfil do turista gastronómico, enoturista e ecoturista; identificar as principais regiões da gastronomia portuguesa, produtos DOP e DOC; identificar diferentes regimes alimentares e reconhecer o sua impacto e relevância na escolha do consumidor e aplicar, com segurança, a harmonização entre alimentos e vinhos.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
Obras do Metrobus condicionam Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes
13/01/2026
Ribau Esteves é o novo presente do CCDR-Centro
13/01/2026
AA Coimbra e SC Covilhã reatam jogo esta quarta-feira
12/01/2026
TUU apresenta nova imagem e visão estratégica no seu 10º aniversário
12/01/2026
Feira de Artesanato Urbano regressa este sábado à Praça do Comércio
9/01/2026
Atividade operacional do Comando Distrital de Coimbra
9/01/2026
Briosa ruma à Covilhã em luta pelos três pontos
8/01/2026