Em
Região de Coimbra

2025/04/08

“Eiras está mais bonita, mais moderna e requalificada”, salientou o autarca

Freguesias

O reabilitado Terreiro da Fonte, na freguesia de Eiras, foi inaugurado no dia 6 de abril, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, e dos vereadores Ana Bastos, Carlos Matias Lopes e Ana Cortez Vaz. A intervenção representou um investimento de cerca de 350 mil euros, da autarquia, da empresa municipal Águas de Coimbra e da E-Redes, e incluiu a revisão das águas residuais, de abastecimento e pluviais, e das infraestruturas elétricas.
Os moradores de Eiras têm um espaço público requalificado e mais seguro no Terreiro da Fonte, na zona histórica da freguesia. O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, sublinhou que, além da Praça estar “muito mais bonita e requalificada”, a obra incluiu intervenções subterrâneas nas águas residuais, de abastecimento e pluviais. “Eiras está mais bonita, mais moderna e requalificada”, salientou o autarca.
 A intervenção representou um investimento de cerca de 350 mil euros, cabendo à autarquia 134.574,44€ (IVA incluído), no âmbito do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências entre o Município de Coimbra e a União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, e o restante valor à empresa municipal Águas de Coimbra e à E-Redes, responsável pelas infraestruturas elétricas que foram revistas e enterradas.
 A obra promove ligações acessíveis aos edifícios religiosos da zona e integra áreas verdes, zonas de estar com bancos de jardim e a manutenção da maioria das árvores existentes, bem como a plantação de novas espécies. A solução adotada permite uma melhor articulação entre os modos de circulação automóvel e pedonal. O novo pavimento contínuo em betão desativado, o que confere uma imagem unificada ao espaço, valorizando os elementos arquitetónicos existentes. Os percursos pedonais são destacados com betão de cor diferenciada, criando ritmos visuais e facilitando a orientação, com especial atenção à acessibilidade, através da instalação de pavimento podotátil.
 Ao nível da circulação, mantém-se a ligação viária no sentido Sul-Norte. Foi criada uma via de acesso local, com estacionamento em espinha. Para reduzir o impacto do tráfego automóvel, toda a área da praça, incluindo vias e estacionamento, foi sobrelevada. Esta solução garante continuidade do pavimento, destaca os edifícios envolventes e reforça a prioridade do percurso pedonal. A entrada na zona histórica de Eiras passa agora a estar devidamente sinalizada como “Zona 30”, promovendo a redução da velocidade automóvel.

 

Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | João Pedro Lopes

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Autarquia organiza Encontro Nacional de Provedores do Município
30/04/2025
Autarquia avalia trabalho e “prova de esforço” de todas as entidades em dia de apagão
30/04/2025
RESISTIR À AMÉRICA DE TRUMP
29/04/2025
Feira das Velharias regressa a 24 de maio
29/04/2025
Futuro do Salão Brazil em debate esta quarta-feira
29/04/2025
Seleção AF Coimbra vence AF Leiria na Final da Liga Prata do TIA
28/04/2025
Cidade de Coimbra acolhe em 15 espaços a 3ª edição do “Casa Adentro”
28/04/2025
Três corporações de bombeiros em exercício com matérias perigosas na Gasolineira Auchan
24/04/2025