Trata-se de mais “uma aposta na modernização e digitalização dos serviços, e na criação de mais serviços de proximidade para os cidadãos”, como adianta o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, sublinhando que “os “Espaços Cidadão” apresentam indubitável interesse municipal pelos benefícios que podem trazer aos munícipes em termos de desburocratização e poupança de tempo útil, constituindo por isso, uma forma de potenciar o desenvolvimento do concelho”.
Para José Francisco Rolo, a celebração do protocolo para a instalação deste balcão vem reforçar a modernização dos serviços, criando mais proximidade aos cidadãos e uma administração mais ágil e próxima das pessoas”. Nesse âmbito, seguir-se-á uma “segunda fase deste projeto de valorização da administração e da prestação de serviços que facilitará a vida aos cidadãos” e que prevê a instalação, a breve trecho, de mais “Espaços Cidadão” em freguesias do município, numa lógica de “maior proximidade e mais serviços descentralizados, valorizando o papel das freguesias e valorizando o conjunto do território de Oliveira do Hospital como um todo, evitando que os cidadãos se desloquem à sede do concelho”.
De referir que este balcão integra uma ótica de partilha de recursos, destinada à prestação de diversos tipos de serviço de atendimento ao público, criando sinergias entre a Administração Central e Local no sentido da prossecução de políticas concertadas em prol do interesse público e dos residentes no território. Permitirá um atendimento digital assistido a vários serviços públicos de forma complementar, não visando substituí-los, sendo que o novo “Espaço Cidadão” terá dois postos de atendimento e funcionará nos dias úteis, entre as 9H e as 16H30.