Em
Região de Coimbra

2025/01/22

Espetáculo TSUGI no Convento São Francisco convoca jovens bailarinos e maiores de 55 anos

Concelho

Estão abertas as inscrições para a participação de jovens bailarinos e pessoas com mais de 55 anos no Laboratório de Criação Coreográfica dirigido por Rafael Alvarez, no âmbito do espetáculo TSUGI, produzido pela Associação Há Baixa, e integrado no programa da XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra e no Festival Abril Dança Coimbra. Os ensaios são nos dias 6, 7 e de 10 a 15 de março, das 17h00 às 20h30, no Convento São Francisco (CSF) e a inscrição é gratuita. O espetáculo TSUGI vai ter lugar igualmente no CSF, no dia 16 de março, às 17h00. Os bilhetes para o espetáculo vão estar disponíveis nos locais habituais, na BOL e na bilheteira do Convento São Francisco.
Um elenco de 50 participantes, entre jovens estudantes de artes performativas da região de Coimbra e pessoas com mais de 55 anos, são convidados a ajudar a construir o espetáculo TSUGI e a integrarem, ao longo de oito dias, os ensaios sob direção do coreógrafo Rafael Alvarez. O espetáculo conta, também, com a participação das intérpretes Beatriz Marques Dias e Noeli Kikuchi. A inscrição, gratuita e validada por ordem de registo, após contacto (por e-mail ou telefone) por parte da organização, deve ser efetuada em: habaixa.pt/tsugi.. É necessário, contudo, o compromisso de participação assídua nos ensaios, que estão marcados para os dias 6, 7 e de 10 a 15 de março, das 17h00 às 20h30, no CSF.
 
TSUGI é um espetáculo de dança contemporânea de âmbito intergeracional, que pretende celebrar a experiência de vida, a dança e a poesia dos corpos em movimento num projeto inovador de arte comunitária. O espetáculo está integrado no Festival Abril Dança Coimbra e terá a sua apresentação pública no dia 16 de março, pelas 17h00, no CSF.
 
TSUGI (do japonês: reparar, conectar, unir) parte do encontro, diálogo criativo e intercâmbio artístico e inspira o título e a identidade deste projeto coreográfico, servindo de metáfora para este encontro criativo. O espetáculo estreou, numa primeira versão, em 2022, no Coliseu do Porto e foi, posteriormente, recriado e apresentado com diferentes participantes da comunidade em Paris (Festival Fait Maison, 2023) e em Faro (Teatro das Figuras, 2024).
 
O convite lançado pela Associação Há Baixa para a recriação e apresentação deste espetáculo em Coimbra mantém a dinâmica intergeracional que está na origem do projeto, procurando aprofundar, e partilhar com a comunidade de Coimbra, as metodologias e experiência do trabalho implementado pela BODYBUILDERS|Rafael Alvarez desde 2001 na área da formação, mediação, capacitação, criação e apresentação.
 
É uma produção da Associação Há Baixa, tem os apoios da GDA e XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, e resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco e BODYBUILDERS/Rafael Alvarez. A direção é de Catarina Pires, da Associação Há Baixa, a direção artística, coreografia e realização plástica é de Rafael Alvarez, e vai ser interpretado por 50 participantes da comunidade, Beatriz Marques, Noeli Kikuchi e Rafael Alvarez. Com direção técnica e desenho de luz de Nuno Patinho e ambiente sonoro de Francisco Correia, a partir da Banda Sonora de Rafael Alvarez, tem design gráfico de Alexandra Oliveira e João Neves, fotografia de Teresa Martins e vídeo de Zhang Qinzhe.
 
Os bilhetes para as Cadeiras de Orquestra e 1ª Plateia custam 8 euros, sendo de 6 euros para estudante, maiores 65 anos, grupos mais de 10 pessoas, desempregados, profissionais de artes performativas e de música. Já para a 2ª Plateia e Balcão são de 6 euros, sendo de 4 euros para estudante, maiores 65 anos, grupos mais de 10 pessoas, desempregados e profissionais de artes performativas e de música. É aplicável o Cartão Amigo CSF, que dá 40% de desconto sobre o valor do bilhete. Vão estar disponíveis nos locais habituais, na BOL e na bilheteira do Convento São Francisco, que está aberta, diariamente, das 15h00 às 20h00. Para mais informações, é possível contactar o Convento, através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.
 
Rafael Alvarez nasceu em Lisboa em 1976, onde vive e desenvolve o seu trabalho como coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor. O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. Ultimamente, desde 2016, além de Portugal, tem desenvolvido o seu trabalho, de forma regular, em Paris, Tóquio e na região do sudoeste asiático. O seu trabalho coreográfico destaca-se pela dimensão plástica e pelo uso enigmático, simbólico, poético e minimalista do corpo, da dança e do espaço. Investe de forma aprofundada na relação da dança com a comunidade e na dimensão colaborativa da prática artística. É cofundador e diretor artístico da BODYBUILDERS|Rafael Alvarez, estrutura de criação, mediação, produção e difusão de dança contemporânea fundada em Lisboa, em 2016.


Fonte: CM Coimbra
Foto: Convento São Francisco | Maria Pinheiro
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Vice-presidente do Brasil inaugura Centro de Estudos da UC com o Instituto Brasileiro de Ensino
17/04/2025
Inaugurada passagem pedonal inferior em Souselas
17/04/2025
Município manifesta solidariedade com Sumy após ataque russo e prepara medidas de apoio
17/04/2025
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
16/04/2025
Galerias do Ingote avança com obras de requalificação num investimento de 400 mil euros
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Convento São Francisco recebe Coimbra BD com mais de 50 autores
15/04/2025
Seis restaurantes da cidade criam menus especiais para a época pascal
15/04/2025