A Câmara Municipal (CM) de Coimbra inaugurou no dia 11 de dezembro, a exposição “O comboio de Alta Velocidade chega a Coimbra”. A exposição, cuja inauguração contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, do arquiteto responsável pelo projeto, o catalão Joan Busquets, bem como da vereadora do Urbanismo, Ana Bastos, vai estar na Sala da Cidade até 8 de fevereiro. A exposição, de entrada livre, pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00. O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, salientou que a exposição é “um momento simbólico” de um “grande projeto transformador da cidade de Coimbra”.
A mostra é composta por um vídeo, os projetos, as plantas e a maquete da futura estação intermodal, que vai servir toda a região de Coimbra e vai promover uma enorme transformação e o desenvolvimento do espaço urbano envolvente. O projeto da futura estação intermodal de Coimbra é da autoria do arquiteto catalão Joan Busquets.
José Manuel Silva salientou que a exposição é “um momento simbólico” de um “grande projeto transformador da cidade de Coimbra”, quer através da linha de alta velocidade, que aproxima a cidade de Lisboa e do Porto, quer através da transformação urbana perspetivada.
Para o autarca, o projeto poderá tornar Coimbra um “dos concelhos mais dinâmicos” do país, referindo que a alta velocidade já faz parte do ‘pitch’ que a Câmara faz quando procura atrair empresas multinacionais para a cidade.
Em conversa com os jornalistas, o Joan Busquets aclarou que o projeto não sofreu “grandes transformações” nos últimos tempos, antes alguns ajustes “ao contexto”. O arquiteto reafirmou o foco na mobilidade suave, na ligação entre Coimbra-B e toda a envolvente ao centro da cidade e às linhas de água e aos espaços verdes.
O projeto prevê que do lado nascente da estação ferroviária, fique a ligação ao Sistema de Mobilidade do Mondego (autocarros em via dedicada entre Coimbra e Lousã) e o acesso pedonal à cidade.
Já do lado poente, estarão agrupados os restantes meios, nomeadamente estacionamento para automóveis, táxis, bicicletas e gare rodoviária.
A mostra, organizada pela CM de Coimbra, com base no projeto da autoria do arquiteto Joan Busquets, foi realizada em colaboração com a Infraestruturas de Portugal S.A. (IP) e o CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda.
A exposição, de entrada livre, pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00, na Sala da Cidade.
Fonte: LUSA | CM de Coimbra
Fonte: CM Coimbra/João Pedro Lopes e Nuno Ávila