Em
Região de Coimbra

2023/12/14

Futsal: Seleção Nacional A joga em Coimbra

Desporto

O ala Pany de 34 anos, destacou que:  "queremos fechar a qualificação só com vitórias", o objetivo deste estágio é somar seis pontos e garantir o apuramento para o Mundial com o pleno de vitórias.

A Seleção Nacional de Futsal cumpriu, na passada segunda-feira, uma dupla sessão de treinos no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, tendo em vista os últimos compromissos da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato do Mundo 2024.

Equipa das Quinas prepara os com a Finlândia e Geórgia, a contar para a 5.ª e 6.ª jornada desta Ronda de Elite. O encontro frente aos finlandeses será a 15 de dezembro, às 19h30, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra. Segue-se o jogo com a Geórgia, a 20 de dezembro, às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental), em Tbilisi, que marcará o encerramento desta fase de apuramento.

A formação orientada por Jorge Braz, recorde-se, está a uma vitória de carimbar a presença na fase final do Campeonato do Mundo 2024, que se realizará no Uzbequistão.

Pany Varela, entre os treinos, fez uma análise à Finlândia e garantiu que Portugal estará com os níveis de concentração no máximo: "É uma equipa que, em termos coletivos, é muito forte e que, a nível individual, tem jogadores fisicamente robustos, o que é natural em seleções nórdicas. A Finlândia vai estar aqui para tentar roubar os primeiros pontos a Portugal nesta qualificação. Já temos experiência em jogos com eles, sabemos que temos de estar focadíssimos durante os 40 minutos de jogo. Nesta equipa não há facilitismos", começou por dizer.

O ala de 34 anos lembrou ainda o encontro frente aos finlandeses em setembro, onde Portugal venceu por 5-1: "O jogo não começou da melhor forma para nós. Cometemos alguns erros na pressão e eles aproveitaram muito bem. Conseguimos corrigir cedo e o resultado acabou por ser alargado. Sabemos que o jogo não foi assim tão fácil como o resultado faz transparecer. Queremos voltar dar uma boa resposta e fazer um jogo ao nível do que estamos habituados a fazer", disse.

A uma vitória de carimbar a qualificação para o Mundial, Pany garante que o foco da equipa é somar mais duas vitórias e encerrar a qualificação só com triunfos: "Quanto mais cedo nós garantirmos a qualificação melhor. Na nossa casa, a jogar com os nossos adeptos, melhor ainda. Temos um objetivo muito claro para este estágio: queremos chegar ao final da qualificação só com vitórias. Para isso acontecer, temos de estar a 100% já na sexta-feira e desconfiar de todos os pormenores. A ambição pela vitória é algo que nos caracteriza desde sempre", afirmou.

A fechar, o internacional português, que soma 88 jogos pelos AA, falou sobre os estreantes, que neste caso são Lúcio Rocha e Bernardo Paçó: "Os mais jovens já estão habituados a este contexto, só muda a letra ou o número que está à frente: sub-19, sub-21 ou A. Fazem parte desta casa, desta família e são muito bem recebidos. Com a qualidade que existe, cada vez vão aparecer mais jovens e a lista de opções é alargada. Com a qualidade do jogador português, qualquer jovem pode chegar a este patamar se trabalhar para isso. Nós, os mais experientes, temos de nos manter a um nível alto para continuar neste espaço. Ficamos muito felizes por ver que o trabalho de base está a ser muito bem feito", concluiu.

Portugal lidera o Grupo E desta Ronda de Elite com 12 pontos, mais três que a Finlândia, que ocupa o 2.º posto. A Geórgia está no 3.º lugar, com três, enquanto a Arménia tem zero. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus. 

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia), André Correia (CR Leões Porto Salvo) e Bernardo Paçó (Sporting CP)

Fixos: João Matos (Sporting CP), André Coelho (FC Barcelona) e Tomás Paçó (Sporting CP);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);

Universal: Erick (FC Barcelona);

Alas: Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Diogo Santos (Sporting CP), Tiago Brito (SC Braga), Bruno Coelho (SL Benfica), Lúcio Rocha (SL Benfica) e Kutchy (SL Benfica).

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cidade universitária celebra a Páscoa com tradição e música para todas as idades
2/04/2025
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
2/04/2025
MAIS DOLARES OU MAIS EUROS?
1/04/2025
Prémio Edmundo de Bettencourt abre candidaturas de 1 a 30 de abril
1/04/2025
Freguesia de Almalaguês inaugura novo parque infantil
1/04/2025
Coimbra é palco da fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários
31/03/2025
Teor da carta enviada por Fernando Gomes revelada pelo Presidente da AF Coimbra
31/03/2025
Simulacro de incêndio nos HUC avalia meios de emergência hospitalares
28/03/2025