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Região de Coimbra

2025/05/13

Galp e Autarquia lançam projeto-piloto de carregamento elétrico em postes de iluminação pública

Concelho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, dia 12 de maio, a celebração de um memorando de entendimento com a Galp para a instalação de dois pontos de carregamento de veículos elétricos em postes de iluminação pública, na Quinta de São Jerónimo. Este projeto-piloto, sem custos para o utilizador na componente de Operador de Ponto de Carregamento (OPC), marca mais um passo na estratégia municipal de promoção da mobilidade elétrica e aproveitamento de infraestruturas urbanas existentes.
A iniciativa decorre do projeto EV Charging Massification, já em curso noutros municípios como Cascais e Matosinhos, e vai ser implementada em duas localizações específicas – Rua Eduardo Bettencourt e Rua Mestre Acácio – identificadas como tecnicamente adequadas em articulação com a E-Redes. A Quinta de São Jerónimo foi escolhida por se tratar de uma zona de este de soluções tecnológicas, onde já está em funcionamento um sistema de iluminação pública com controlo ponto-a-ponto.

De acordo com o memorando, a Galp assegura o fornecimento, a instalação, a operação e a manutenção dos pontos de carregamento, integrando-os na rede da mobilidade elétrica nacional como pontos de acesso público, acessíveis a qualquer utilizador com contrato com um comercializador de eletricidade (CEME). A empresa compromete-se, ainda, a não cobrar quaisquer custos de OPC durante o período do projeto. Esta isenção representa, segundo estimativas da Galp, uma poupança anual de cerca de 4.060 euros para os utilizadores.
 
Por sua vez, o Município de Coimbra garante o acesso gratuito da Galp ao domínio público necessário à instalação e funcionamento dos equipamentos, a reserva dos lugares de estacionamento exclusivamente para carregamento de veículos elétricos e a obtenção das licenças exigidas para o projeto. A Câmara Municipal vai poder ainda aceder, através da rede inteligente da E-Redes, a dados analíticos sobre frequência e duração dos carregamentos, que servirão de base para decisões futuras sobre a expansão da rede.
 
Este projeto-piloto será desenvolvido durante um período de 12 meses, renovável, mantendo-se o memorando em vigor até ao final da última etapa do projeto ou até 31 de dezembro de 2027, consoante o que ocorrer em último lugar.


Fonte/Foto: CM Coimbra
 

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