A área de construção licenciada no Município de Coimbra tem vindo a crescer significativamente desde 2022, com aumentos anuais que, segundo os dados apresentados pela vereadora Ana Bastos, praticamente duplicam de ano para ano. Na última reunião da Câmara Municipal, a responsável pelo pelouro do Urbanismo destacou a evolução positiva, com base em indicadores do Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com os dados apresentados na reunião de Câmara de 12 de maio, em 2022 foram licenciados 67.458 metros quadrados (m²) de área de construção. Esse número subiu para 134.016 m² em 2023, traduzindo um aumento de 99%. Em 2024, o valor quase duplicou novamente, atingindo os 260.392 m², o que corresponde a um aumento de 94% face ao ano anterior. Esta tendência de crescimento está, ainda, patente nos dados disponíveis deste ano. Com o primeiro semestre quase a terminar, já foram registados 118.920 m² de área licenciada, pelo que, a manter-se este nível de evolução do indicador, o crescimento poderá ser de 80%, em relação a 2024.
Paralelamente, a autarquia tem vindo a melhorar os tempos de resposta nos processos urbanísticos. Segundo dados do Sistema de Processos de Obra (SPO), a média de resposta aos requerimentos por parte dos técnicos é atualmente inferior a um mês. No caso da apreciação liminar, o tempo médio é de apenas um dia. Ana Bastos enalteceu o trabalho do Departamento de Gestão Urbanística, sublinhando a eficiência demonstrada.
Antes de 2021 existiam falhas significativas no reporte de dados ao INE, situação corrigida em 2022 com a nomeação de técnicos responsáveis por essa tarefa. Desde então, a metodologia estabilizou, reforçando a fiabilidade dos dados e confirmando a tendência de crescimento da área licenciada.
Fonte/Foto: CM Coimbra