Em
Região de Coimbra

2023/03/30

Jorge Conde reforça o não à fusão entre Politécnico e Universidade de Coimbra

Concelho

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, rejeitou ontem a união do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) à Universidade de Coimbra (UC).
Durante o discurso que realizou na cerimónia de aniversário da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), Jorge Conde aproveitou para responder ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.
O edil defendeu ontem a “fusão entre a Universidade de Coimbra e o Politécnico de Coimbra”. Em resposta, Jorge Conde frisou que esse era um assunto já resolvido no IPC.
“Este é um assunto que já foi sufragado em 2021 nas eleições para Presidente do Politécnico de Coimbra e que obteve um mais do que expressivo não”, vincou o presidente afirmando que da parte dele “o não mantém-se”.
Jorge Conde esclareceu que não tem nada contra a “digna, sapiente e magnífica instituição que é a Universidade de Coimbra”, mas está contra a fusão nos moldes em que seria feita.

“O que estaria em cima da mesa, à data, seria uma anexação do Politécnico à Universidade, que levaria ao desaparecimento da maioria das nossas escolas e cursos. Seria um processo mal feito e que nada acrescentaria à cidade, à região”, realçou.
O presidente do IPC assumiu a satisfação por o politécnico ser “cada vez mais apetecível, por ser cada vez mais forte, mais dinâmico, mais enraizado na sociedade, mais competitivo e mais concorrente.”

O presidente da ESTeSC, Graciano Paulo, alertou para o facto de ainda estarem à espera do parecer positivo do atual executivo municipal para a construção do novo edifício.
“Estamos ansiosamente à espera que a Câmara Municipal de Coimbra nos dê informação sobre o Pedido de Informação Prévio, que submetemos há um ano. Sabemos que tem parecer favorável de todas as entidades que têm de se pronunciar, mas ainda infelizmente, continuamos no século XXI a ser um país onde falta sempre, um papel”, assumiu.
Graciano Paulo apelou a José Manuel Silva “para que, logo que possa, mande o papel, para que se possa avançar com todo o projeto”.
Por outro lado, o presidente do ESTeSC garantiu que o processo da construção do novo estacionamento evoluiu, agradecendo à administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
“Já temos autorização do CHUC para fazermos o novo estacionamento. Agradeço ao doutor Carlos Santos, presidente do CHUC. Falta-nos arranjar orçamento para realizar esta obra. Temos que ser criativos e arranjar soluções para o conseguirmos construir”, disse.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Prisão preventiva para indivíduo por furto em residência
6/02/2026
Várias estradas do concelho e circulação ferroviária suspensas devido ao risco de cheias
6/02/2026
Governo cria linhas de crédito para apoiar recuperação após a tempestade KRISTIN
5/02/2026
Risco de cheias mantém-se em Coimbra com depressão Leonardo a afetar o país
5/02/2026
Autarca de Coimbra satisfeita com construção da barragem de Girabolhos e intervenção na bacia do Mondego
4/02/2026
Competições distritais de regresso após depressão Kristin
4/02/2026
Município preparou sete locais para instalar pessoas em caso de inundações
3/02/2026
Radares de Velocidade | Coimbra | fevereiro 2026
3/02/2026