Em
Região de Coimbra

2023/06/29

Luna Fest promete trazer o melhor do rock à cidade de Coimbra

Concelho

Coimbra vai ser palco, de 16 a 20 de agosto, de um Festival Internacional de Rock e de Punk que promete ficar na história dos festivais realizados em Portugal. Chama-se Luna Fest Coimbra 2023 e vai trazer à Praça da Canção bandas que nunca antes pisaram palcos portugueses, como é o caso dos norte-americanos Devo. O cartaz promete: John Cale & Band (ex-Velvet Underground), Gang of Four, The Undertones, Buzzcocks, The Fleshtones, A Certain Ration são apenas alguns exemplos. Os bilhetes para o Luna Fest, um festival organizado por Victor Torpedo e Tito Santana com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

 

Foram o primeiro grupo a ser confirmado para o Luna Fest Coimbra 2023 e têm chamado a atenção dos fãs por todo o mundo. Os norte-americanos Devo são oriundos do Ohio e atingiram o estrelato em 1980 com o single “Whip it”, do álbum “Freedom of Choice”. A histórica banda norte-americana, que comemora este ano 50 anos de existência, vai atuar no último dia do Luna Fest, 20 de agosto, na Praça da Canção. 

 

No mesmo dia, estão também confirmados The Only Ones, Yummy Fur, Bruno & The Outrageous Methods Of Presentation e os Gang of Four, uma banda formada em Leeds em 1976 por John King, Hugo Burnham (membros ainda atuais), Andy Gill e Dave Allen. Com 10 álbuns de estúdio editados, a banda de post-punk destacou-se no início da década de 1980 com o sucesso “Is it Love?”. “I Love a Man in Uniform” e “Don’t Fix What Ain’t Broke” estão entre os principais sucessos desta banda britânica.

 

O festival arranca, contudo, na quarta-feira, dia 16 de agosto, com John Cale & Band, ex-Velvet Underground. O galês, que sempre se dedicou à música, conheceu Lou Reed quando se mudou para o Estados Unidos e com ele partilhou casa e palco. Tocaram juntos nos Velvet Underground entre 1965 e 1968. Em 1970, Cale começou a dedicar-se à produção. Após um regresso aos Velvet Underground, entre 1990 e 1996, Cale tem alternado a carreira de músico a solo com a de produtor musical.

 

No mesmo dia, 16 de agosto, estão também confirmados Robert Görl & Daf, e o seu projeto electro punk, os The Dsm IV e a banda irlandesa The Undertones, conhecidos pelo tema “Teenage Kicks”. Influenciados por bandas como os Ramones ou os The Clash, os The Undertones tiveram grande destaque até 1983, altura em que o vocalista Feargal decidiu seguir uma carreira a solo.

 

No dia seguinte, quinta-feira, 17 de agosto, sobem ao palco da Praça da Canção os The Black Lips, Buzzcocks, La Élite e Hickoids. Destaque para a banda britânica Buzzcocks, que atingiram o auge do seu sucesso em 1978, com os álbuns “What do I Get?” e “Ever Fallen in Love (With Someone you Shouldn’t’ve)”.

 

Sexta-feira, 18 de agosto, o programa do Luna Fest conta com La Femme, The Damned, The Star Spangles e The Fleshtones. Com quase meio ano de existência, os novaiorquinos The Fleshtones prometem trazer a Coimbra o melhor do rock’n’roll. “Roman Gods”, de 1982, foi o primeiro passo para o sucesso desta banda. O último álbum de estúdio dos The Fleshtones, “Face Of The Screaming Werewolf”, foi lançado em 2020.

 

No sábado, 19 de agosto, já se sabe que sobem ao palco da Praça da Canção Os Rezillos, Martin Dupont e A Certain Ratio. Os Martin Dupont nasceram em 1980 em França e vão lançar um novo disco em 2023, chamado “Kintsugi”. A banda de new wave atingiu o sucesso na década de 1980, com o single “Inside Out”. Terminada em 1987, os Martin Dupont tornaram-se uma banda de culto, sendo os seus samples usados por vários músicos, como Tricky ou Teophilus London. Em 2022, a banda anunciou um novo álbum e uma digressão. Já os A Certain Ratio destacam-se pelo post punk, com influências de funk, new wave e dance rock. Atualmente formada por Jez Kerr, Martin Moscrop, Donald Johnson, Tony Quigley e Matt Steele, a banda estreou-se nos discos em 1980, com “The Graveyard and the Ballroom”. 2023 marca o regresso dos A Certain Ratio aos discos, o 13º álbum da banda, intitulado “1982”, a ser lançado em março.

 

O Luna Fest Coimbra 2023 vai ser apresentado, oficialmente, em conferência de imprensa na próxima quinta-feira, dia 29 de junho, pelas 11h00, no Fórum Coimbra, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e muitas outras novidades deverão ser conhecidas na altura.

 

 

Os bilhetes podem ser adquiridos em: https://lunafestcoimbra.bol.pt/.

 

Alinhamento:

 

16 de agosto

Robert Görl & Daf

Os Undertones

John Cale & Banda

THE DSM IV

17 de agosto

The Black Lips

Buzzcocks

La Élite

Hickoids

 

18 de agosto

La Femme

The Damned

Os Fleshtones

The Star Spangles

 

19 de agosto

Martin Dupont

A Certain Ratio

Os Rezillos

 

20 de agosto

Gang of Four

Devo

The Only Ones

Yummy Fur

Bruno & The Outrageous Methods Of Presentation

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
10/04/2025
Praxis Beer Fest regressa a Coimbra de 13 a 15 de junho
10/04/2025
Mercado D. Pedro V acolhe residências artísticas para impulsionar comércio local e artesanato
9/04/2025
Convento São Francisco assinala nove anos como polo dinâmico e de crescimento de Coimbra
9/04/2025
O ‘TIJOLO’ ESTÁ DE REGRESSO?
8/04/2025
Município distinguido com dois prémios no Congresso da Transparência 2025
8/04/2025
“Eiras está mais bonita, mais moderna e requalificada”, salientou o autarca
8/04/2025
Auditório da FCTUC acolheu Encontro de Estudantes de Design
7/04/2025