Em
Região de Coimbra

2023/05/04

Município de Coimbra cria dois parques de estacionamento na zona do Estádio Cidade de Coimbra

Concelho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra criou dois pequenos parques de estacionamento de curta duração, designados “kiss&ride”, na zona junto ao Estádio Municipal Cidade de Coimbra para assegurar a tomada e a largada, em segurança, das crianças que frequentam os dois estabelecimentos de ensino existentes. Recorde-se que os jardins de infância e as escolas primárias ficaram sem acesso devido aos trabalhos que estão a ser realizados na rua D. João III, no âmbito da empreitada do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) – “Troço Portagem – Alto de São João”, intervenção essa que implicou o corte da circulação rodoviária e os condicionamentos à circulação pedonal no local.

A rua D. João III encontra-se cortada ao trânsito e com condicionamentos à circulação pedonal devido à realização de trabalhos no âmbito da empreitada do Metrobus relativa ao troço Portagem – Alto de São João. A empreitada levou a que os jardins-de-infância e as escolas primárias existentes no local ficassem sem acesso rodoviário e, para colmatar essa situação e problema de estacionamento inerente, foram criados dois parque de estacionamento de curta duração, designados “kiss&ride”, um perto da rua Eng. Jorge Anjinho e outro na rua General Humberto Delgado. 

Os dois parques “kiss&ride” são destinados à tomada e à largada de crianças e permitem um estacionamento de, no máximo, cinco minutos, o que viabiliza uma maior utilização. Caso o objetivo seja estacionar por um período mais longo de tempo, então estes dois parques não são solução e deverão ser encontradas outras opções de estacionamento. O acesso aos parques é, por isso, controlado. 

A intervenção que está a decorrer no troço da Rua D. João III é uma evolução relevante relativamente à inicialmente inscrita no projeto do Metrobus do SMM. Deste modo, e na sequência da articulação entre a CM de Coimbra, a IP e a Metro Mondego, a atual solução ocupa uma parcela consideravelmente menor do espaço público, com um esquema de circulação funcional que não só preservou as árvores existentes, como, adicionalmente, criou condições para a plantação de 16 espécimes adicionais. Foram também utilizadas grelhas de enrelvamento e calçada em cubos de granito, nomeadamente para não impermeabilizar a zona afetada.

Esta intervenção na rua D. João III abrange a vertente sul até à entrada lateral do Alma Shopping, integrando as seguintes atividades: construção do muro de contenção de plataforma em betão armado, reposição de serviços afetados, rede pluvial e rede residual, pavimentação e integração urbana.

A circulação pedonal será condicionada e realiza-se junto ao estádio, mantendo-se todos os acessos aos estabelecimentos comerciais da rua, incluindo ao Alma Shopping.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
10/04/2025
Praxis Beer Fest regressa a Coimbra de 13 a 15 de junho
10/04/2025
Mercado D. Pedro V acolhe residências artísticas para impulsionar comércio local e artesanato
9/04/2025
Convento São Francisco assinala nove anos como polo dinâmico e de crescimento de Coimbra
9/04/2025
O ‘TIJOLO’ ESTÁ DE REGRESSO?
8/04/2025
Município distinguido com dois prémios no Congresso da Transparência 2025
8/04/2025
“Eiras está mais bonita, mais moderna e requalificada”, salientou o autarca
8/04/2025
Auditório da FCTUC acolheu Encontro de Estudantes de Design
7/04/2025