Em
Região de Coimbra

2025/03/27

Município de Coimbra distinguido com Bandeira de Mérito Social

Concelho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra foi distinguida com a Bandeira de Mérito Social, durante a Gala de Mérito Social, realizada ontem, dia 25 de março, em Oliveira do Bairro. A distinção foi também entregue à União das Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades, à UF de Santa Clara e Castelo Viegas e à UF de Coimbra.
Este prémio reconhece o trabalho contínuo e dedicado das autarquias na promoção do bem-estar da comunidade, através de iniciativas sociais, desportivas, culturais e de desenvolvimento local. O galardão reflete, assim, o compromisso das instituições em implementar políticas e projetos que reforcem a inclusão, a solidariedade e a qualidade de vida da população.
 “Este reconhecimento é um reflexo do esforço contínuo que temos vindo a desenvolver no Município de Coimbra para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a melhores condições de vida”, destacou a vereadora da Ação Social. “A Bandeira de Mérito Social reforça a nossa determinação em continuar a trabalhar em prol de uma cidade mais inclusiva e solidária”, concluiu Ana Cortez Vaz.
 Consciente das necessidades dos agregados familiares do concelho, o Município de Coimbra tem vindo, gradualmente, a realizar um esforço cada vez maior no apoio às famílias. Assim, a propósito desta distinção, importa recordar que o Município de Coimbra tem, atualmente, em vigor um vasto leque de medidas que permitem apoiar as famílias numa lógica de proximidade. A título de exemplo, destaca-se o Banco de Recursos, que dá resposta a famílias em situação socioeconómica fragilizada, através de apoio em géneros. Releva-se ainda o serviço de teleassistência que apoia atualmente mais de 200 pessoas ou o Cartão Social para Famílias Numerosas que permite tarifas especiais para utilização nas Piscinas Municipais, nos SMTUC ou ainda nas Águas de Coimbra. Sublinha-se também o Fundo Municipal de Emergência Social (FMES), que apoia agregados familiares que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através das Comissões Sociais de Freguesia e as Medidas de Ação Social Escolar que apoiam os agregados em áreas diversas, facilitando assim o percurso escolar dos educandos.
 A autarquia felicita ainda a distinção entregue à UF de Eiras e São Paulo de Frades, à UF de Santa Clara e Castelo Viegas e à UF de Coimbra, que denotam, igualmente, o seu compromisso de continuar a desenvolver ações e iniciativas que promovam um futuro mais sustentável, solidário e inclusivo.

 

Fonte/Foto: CM Coimbra

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP | Coimbra | julho 2025
2/07/2025
Feira do Livro da Baixa de Coimbra consolida-se como “aldeia literária”
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Autarquia já entregou 55 habitações municipais em 2025
1/07/2025
Centro Olímpico de Piscinas Municipais comemora 20º aniversário com programa comemorativo
1/07/2025
Feira Popular de Coimbra na Praça da Canção até 13 de julho
30/06/2025
Convento São Francisco recebeu projeto SHIFT com parceiros locais e internacionais
30/06/2025
Hospital dos Covões com investimento de mais de 21 milhões de euros pelo ULS
27/06/2025