As obras do MetroBus, que decorrem na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, em Coimbra, vão avançar para a zona do Mercado Municipal D. Pedro V.
Segundo a Metro Mondego, os trabalhos em curso na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, inseridos na empreitada de construção do troço do MetroBus entre a Avenida Aeminium e o Hospital Pediátrico, vão entrar numa nova fase devido aos trabalhos de arqueologia que estão a decorrer junto à Câmara de Coimbra.
De forma a não atrasar a empreitada e o condicionamento de trânsito existente, os trabalhos vão avançar para a zona do Mercado Municipal D. Pedro V, garantindo-se o acesso aos estacionamentos nos três parques do Mercado.
A entrada para o estacionamento subterrâneo e para o estacionamento à superfície será pela Rua Martins de Carvalho, mantendo-se as saídas actuais. Os automobilistas que circulam pela Rua Martins de Carvalho e os provenientes do estacionamento superior do Mercado D. Pedro V terão de circular pelo estacionamento à superfície, ficando este sem cancela e controlado por parcómetro.
No que diz respeito à paragem dos SMTUC no sentido descendente, a paragem provisória a funcionar nas imediações da Escola Secundária Jaime Cortesão será desativada, passando a funcionar no abrigo existente junto às instalações da PSP.
O condicionamento existente na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes resulta da intervenção nas redes de águas e saneamento em toda a extensão da rua, com o objectivo de remodelar a infraestrutura de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.
Continua a decorrer a implementação de circulação alternada com recurso a semaforização e desvio de trânsito, à excepção dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e dos veículos para acesso local e, naturalmente, para veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) e de emergência.
Sendo este um troço de grande movimento, recomenda-se o uso de vias alternativas e a circulação em volta da cidade (que estão devidamente identificadas nos locais de decisão de trajeto como, por exemplo, na Casa do Sal ou na Rotunda da Cindazunda), de forma a evitar atravessar este troço do centro urbano.
Para um acompanhamento mais próximo destes condicionamentos é recomendável a utilização de aplicações com informação em tempo real, que permitem, em cada momento, apoiar a escolha do percurso mais eficiente.