O Campeonato Nacional de Boccia – Feminino e Masculino vai levar 84 atletas, nos próximos dias 24 e 25 de maio, a competir no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. O evento foi apresentado hoje, dia 19 de maio, em conferência de Imprensa, pelo vereador do Desporto da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Matias Lopes, e a presidente da Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto (PCAND), Marta Mascarenhas. O evento é promovido pela PCAND, com o apoio da autarquia e da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD).
A prova vai reunir, no próximo fim de semana, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, 84 atletas, em representação de 20 instituições/clubes, que conseguiram o apuramento para esta prova através dos resultados obtidos ao longo da presente época desportiva, nas diferentes classes, nomeadamente nas provas regionais, bem como através da sua posição no ranking nacional.
Carlos Matias Lopes recordou que estes são os segundos campeonatos nacionais que vão realizar-se em Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal, e lembrou ainda que o Pavilhão Municipal Mário Mexia acolheu, no ano passado, a Taça do Mundo da modalidade. O vereador do Desporto adiantou, ainda, que em novembro Coimbra vai voltar a receber uma prova internacional de Boccia.
No próximo fim de semana, as provas vão decorrer, sábado, das 9h00 às 19h00 e, domingo, das 9h00 às 17h00. Vão estar em competição os melhores atletas da modalidade a nível individual, nas categorias BC1, BC2, BC3, BC4, e BC5, 35 atletas femininas e 49 masculinos, de todo o país. Subirão ao pódio 3 atletas de cada uma das classes.
Entre os apurados destacam-se as presenças dos atletas paralímpicos, que representaram Portugal nos Jogos de Paris 2024, como é o caso de Cristina Gonçalves, André Ramos, David Araújo, Ana Correia, Ana Costa, José Gonçalves. Será uma competição muito disputada e com apuramento para a última prova nacional da época, o Campeonato Nacional de Boccia Absoluto Individual.
A organização do evento é da responsabilidade da PCAND, com o apoio da CM de Coimbra e da FPDD. A entrada é livre e todos estão convidados a assistir e a apoiar os atletas ao longo dos dois dias de competição.
O Boccia foi introduzido no nosso país em 1983, tendo sido considerado uma modalidade paralímpica em 1984. Coimbra destaca-se na modalidade, por ter vários atletas na seleção nacional e um dos mais medalhados de sempre: António Marques, da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Coimbra, oito vezes medalhado nos Jogos Paralímpicos, cinco em Campeonatos do Mundo e oito em Campeonatos da Europa.
Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | João Pedro Lopes