As obras do MetroBus na avenida Sá da Bandeira obrigam a esta mudança no trajeto habitual do cortejo de carros alegóricos.
A Câmara Municipal de Coimbra esclareceu que, nesta edição do desfile, os carros alegóricos, depois de descerem a rua Alexandre Herculano, “não irão contornar a Praça da República, mas viram diretamente à esquerda em direção ao Teatro Académico Gil Vicente”.
Como as obras na avenida Sá da Bandeira serão do lado descendente do trânsito automóvel, este ano o cortejo dos carros alegóricos vão ter que descer a avenida pelo atual sentido ascendente do trânsito.
O executivo municipal esclareceu também que a rua Olímpio Nicolau Fernandes “à data” do cortejo “não estará sujeito a qualquer condicionamento” de trânsito.
O cortejo volta a fugir ao coração da Baixa de Coimbra nesta edição de 2023. O coordenador-geral da Queima das Fitas 2023, Carlos Missel, adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS, o cortejo voltará a não passar pela praça 8 de Maio e pelas ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges.
“Nesta edição do cortejo, os carros alegóricos vão voltar a passar pela rua da Sofia. Tal como no ano passado, viram junto ao Tribunal de Coimbra para a avenida Fernão de Magalhães”, esclareceu.
Já no ano passado o cortejo sofreu esta alteração no seu percurso, não passando pelo coração da Baixa da cidade de Coimbra, deixando de cumprir o percurso desde a praça 8 de maio até ao largo da Portagem.
O coordenador-geral desta edição da Queima das Fitas de Coimbra assumiu que a organização da festa académica não tinha outra hipótese que não modificar o percurso.
“Nós tivemos que nos ajustar às condições. As obras que a cidade tem são um grande flagelo e que prejudicam todos os seus habitantes. Havendo obras na avenida Sá da Bandeira no lado descendente do trânsito só tínhamos esta solução. Ou era assim ou não conseguíamos realizar o cortejo”, vincou.
O cortejo dos carros alegóricos da Queima das Fitas 2023 mudou também de dia, decorrendo este ano na terça-feira, dia 23 de maio, ao invés de domingo, como tem sido costume. O motivo prende-se com o concerto dos Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra.