Em
Região de Coimbra

2025/10/02

Premiados do Orçamento Participativo Jovem 2025 recebidos nos Paços do Concelho

Concelho

Os representantes dos dois projetos mais votados dos quatro submetidos ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2025, Carolina Castanheira (projeto “Vai e Vem – Biblioteca dos Objetos) e João Gomes (“Espaço Fitness e de Reabilitação”), foram hoje, dia 1 de outubro, recebidos nos Paços do Concelho. A receção, que pretendeu reconhecer e felicitar os proponentes das propostas vencedoras, contou com a presença do presidente dãoa Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador com o pelouro da Juventude, Carlos Matias Lopes.

A ocasião, tal como previsto nas premissas do OPJ, não corresponde à entrega de qualquer prémio, mas antes a um gesto de reconhecimento e de agradecimento pela participação ativa destes jovens, que contribuíram com ideias inovadoras para a cidade. A partir desta fase, a responsabilidade pela execução dos projetos passa a ser do Município de Coimbra, que irá assegurar a sua implementação.

Foram submetidos a votação quatro jovens, validados e previamente analisados pela Comissão Técnica de Avaliação do OPJ 2025.

“Vai e Vem – Biblioteca dos Objetos”, de Carolina Castanheira, propõe a criação de um espaço comunitário onde os cidadãos possam requisitar gratuitamente ferramentas, eletrodomésticos, instrumentos musicais ou artigos de lazer. A iniciativa, que prevê um espaço físico e uma plataforma digital, promove a reutilização, a partilha e a economia circular, incentivando práticas sustentáveis e solidárias.

Já “Espaço Fitness e de Reabilitação”, de João Gomes, prevê a instalação de dois núcleos de equipamentos de exercício no Parque Linear do Vale das Flores: um dedicado ao treino funcional e à musculação, e outro direcionado para reabilitação física, mobilidade e envelhecimento ativo. O projeto tem como objetivo valorizar um espaço público central, promovendo estilos de vida saudáveis, acessíveis e inclusivos.

“A implementação do OPJ 2025 contribui, assim, para o exercício de uma participação informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a intervenção dos mesmos na decisão de afetação dos recursos existentes às políticas públicas municipais”.

 

Fonte: CM Coimbra
Foto: CMP | João Sobral

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP | Coimbra | outubro 2025
3/10/2025
Polidesportivo de São João do Campo arranca para a terceira face da empreitada
3/10/2025
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
2/10/2025
Premiados do Orçamento Participativo Jovem 2025 recebidos nos Paços do Concelho
2/10/2025
Um novo ciclo para a Estação Elevatória antecipa abertura da Biblioteca Carlos Fiolhais
1/10/2025
Sabores da Escrita adquire um significado especial ao evocar D. Dinis e D. Isabel esta sexta-feira
1/10/2025
HURRA! VAMOS RISCAR OS MANUAIS?
30/09/2025
Coimbra comemora o dia 5 de outubro com programa simbólico
30/09/2025