O presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra foi aberto ao público esta terça-feira, 10 de dezembro, no quartel da corporação, na Avenida Mendes Silva. Uma tradição que se cumpre há mais de 90 anos, que resulta de um trabalho de equipa feito por “carolice” e saber adquirido.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador responsável pelo pelouro dos Bombeiros e da Proteção civil, Carlos Matias Lopes, bem como de um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Coimbra Sul, que cantou temas alusivos à época natalícia. O presépio dos Bombeiros Sapadores vai estar exposto até ao Dia de Reis, 6 de janeiro, e pode ser visto das 10h00 às 20h00, exceto no dia 24 de dezembro, em que o quartel encerra às 18h00.
O presépio dos Bombeiros Sapadores é um trabalho de equipa que leva mais de um mês a executar. É construído há mais de nove décadas por “carolice” e com o saber adquirido ao longos dos anos pelas diferentes equipas dos Bombeiros Sapadores de Coimbra. É diferente dos presépios tradicionais por ser dinâmico e trabalhar com diversos engenhos, que têm já várias décadas. Este ano, uma das novidades é uma estrutura de madeira no portão de entrada lateral do quartel e que representa uma entrada digna de um castelo medieval, dando a sensação aos mais pequenos de quem é uma passagem para um mundo de fantasia.
O presépio é movido por um motor principal. Tem cerca de 150 figuras de barro pintado, sendo que 50 são animais, expostos numa área de 60 metros quadrados. No exterior, há um estábulo com animais e uma árvore de Natal iluminada. É composto por vários engenhos, como a abertura da porta do castelo, o lagar do azeite, a oficina do ferreiro, a serração, a fonte, o lago, a nora, os moinhos movidos a água, entre outros.
Esta obra tem a participação de todos os pelotões, envolvendo grande parte dos bombeiros, cabendo a cada um trabalho específico: iluminação, presépio, estábulo e estrutura de madeira exterior. Para a sua realização, foram utilizados vários materiais, com prioridade para os materiais reciclados. Entre alguns dos materiais, encontram-se uma roda do carro de mão, um volante da máquina de lavar roupa, a bomba de água da máquina da roupa, correntes de mota, carretos de bicicleta, pedaleiras de bicicleta, sendo que a maioria dos engenhos é feita apenas com a sua recuperação e manutenção.
O presépio foi construído inicialmente numa estação da parada do antigo quartel dos Bombeiros Sapadores, na Avenida Sá da Bandeira, por empenho e entusiasmo de alguns bombeiros. Nos últimos anos em que a Companhia de Bombeiros Sapadores teve uma secção no local, o presépio foi construído lá numa estação virada para o exterior. Em 2004, foi deslocado para o novo quartel, na Avenida Mendes Silva, no Vale das Flores e, em 2005, foi construída a estrutura estática do presépio, onde foi associado um espaço de sensibilização à população, para todo o trabalho exercido pelo efetivo da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra.
Este ano, como manda a tradição, o presépio voltou a ser feito pelos Bombeiros Sapadores de Coimbra para alegria de miúdos e graúdos e vai estar exposto até ao Dia de Reis, 6 de janeiro. O presépio pode ser visto, gratuitamente, das 10h00 às 20h00, exceto no dia 24 de dezembro, em que as suas visitas encerram às 18h00.
Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | Nuno Ávila