Em
Região de Coimbra

2023/01/26

Primeiro centro TUMO em Portugal vai abrir em Coimbra

Concelho

O objetivo do projeto TUMO é capacitar os jovens a lidar melhor com os desafios e com as oportunidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Tal como explicou Pedro Santa Clara, mentor do projeto em Portugal, o programa TUMO é um conceito educativo inovador e colaborativo com capacidade transformacional. “O TUMO é um programa complementar ao ensino formal, descomplicado e acessível. As muitas áreas temáticas permitem chegar a jovens com interesses diferentes. A implementação de um centro TUMO é uma forma eficaz de gerar impacto imediato e alargado”, clarificou Pedro Santa Clara.

No centro TUMO Coimbra, 1.500 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos vão “adquirir competências em oito áreas temáticas na interseção da tecnologia com a criatividade: Modelação 3D, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica. Os programas são presenciais, totalmente gratuitos e acontecem depois da escola. A abertura das inscrições terá início já no segundo trimestre deste ano”, salienta a Câmara de Coimbra em nota.

“Através de um percurso de aprendizagem individual e personalizado, mas acompanhado por monitores, os jovens trabalham competências técnicas e sociais que depois aprofundam em workshops e laboratórios especializados. No final do seu percurso cada aluno tem um portfólio com os trabalhos realizados, um registo individual das suas aprendizagens”, frisa.

O TUMO Coimbra é “desenvolvido por uma associação de natureza privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento educativo, criativo, cultural e tecnológico junto da camada mais jovem da população, através de modelos pedagógicos inovadores. O projeto representa um investimento de aproximadamente 7M€ nos primeiros quatro anos de operação”.

Para além da cerimónia de assinatura do memorando de entendimento entre vários parceiros, este dia marcou ainda o início dos trabalhos de reabilitação do edifício. A intervenção destina-se a preparar 2000 m2 do edifício centenário com equipamento tecnológico ultramoderno para receber os primeiros jovens em setembro de 2023.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Proteção Civil e Município reforçam monitorização dos caudais do rio Mondego
30/01/2026
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
30/01/2026
Escolas reabrem em Coimbra exceto a Martim de Freitas
29/01/2026
Peritagem conclui que edifício no Vale das Flores não apresenta risco estrutural após explosão
29/01/2026
Escolas encerradas no concelho esta quarta-feira após passagem da depressão KRISTIN
28/01/2026
Autarquia faz balanço após depressão KRISTIN e apela à circulação com cautela
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Município vai disponibilizar sete habitações para Jovens (Ex) Acolhidos
27/01/2026