Em
Região de Coimbra

2025/03/11

Projeto de turismo sustentável é apresentado esta terça-feira no Convento São Francisco

Concelho

O SHIFT COIMBRA vai ser apresentado esta terça-feira, dia 11 de março, no Convento São Francisco. O projeto pretende incrementar as experiências dos turistas e das comunidades locais, transformando a cidade e a região num destino turístico sustentável. O evento vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Emílio Torrão, e do presidente do conselho diretivo do Turismo de Portugal, Carlos Abade, entre outros oradores. O evento é aberto ao público em geral.
O projeto de turismo sustentável SHIFT COIMBRA vai ser apresentado amanhã, dia 11 de março, na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco. Com início às 9h30, a sessão pretende dar a conhecer as principais ações do projeto, liderado pela CM de Coimbra, e tendo como parceiros a CIM-RC, o Turismo de Portugal, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes, a Present Technologies e a INOVA+.
O presidente CM de Coimbra, José Manuel Silva, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente da CIM-RC, Emílio Torrão, e o presidente do conselho diretivo do Turismo de Portugal, Carlos Abade, são alguns dos oradores presentes na apresentação de um projeto que pretende incrementar as experiências dos turistas e das comunidades locais, transformando a cidade e a região num destino turístico sustentável.
Na antevisão do evento, o presidente da CM de Coimbra, destaca que “com o projeto SHIFT COIMBRA teremos condições e ferramentas para promovermos um turismo mais sustentável e inteligente, assente na valorização do património, na digitalização dos serviços e na criação de experiências autênticas para quem nos visita”. Para o edil, “este projeto reforça ainda o nosso compromisso com a preservação da identidade local, envolvendo a comunidade, o setor empresarial e as instituições parceiras na construção de um destino turístico mais sustentável, inclusivo e inovador”, sustenta José Manuel Silva, salientando que “Coimbra e a região afirmam-se, assim, no radar turístico nacional e internacional, o que muito vai contribuir para a consolidação da marca Coimbra, concorrendo de forma sólida para o desenvolvimento turístico, económico, cultural, social e ambiental do concelho”.
 Por sua vez, o presidente da CIM-RC, “o projeto SHIFT COIMBRA representa um passo crucial para o futuro do turismo na região de Coimbra, e da Europa, ao abordar desafios prementes com soluções inovadoras”. Para Emílio Torrão, a “abordagem multifacetada utilizada neste projeto, desde a capacitação até à promoção do turismo sustentável, demonstra um compromisso com o desenvolvimento económico, social e ambiental, assente numa abordagem de pioneirismo”. O também autarca de Montemor-o-Velho acredita que “este projeto não só fortalecerá a nossa região metropolitana, mas também servirá de modelo para outras comunidades na Europa”. 
O SHIFT COIMBRA foi um dos 22 escolhidos, e o único projeto nacional selecionado na segunda chamada do programa para integrar a European Urban Initiative, entre 112 candidaturas apresentadas por 12 estados-membros da União Europeia. Conta, por isso, com um financiamento de 4,9 milhões de euros de Fundos Europeus para desenvolver uma solução inovadora que conjuga sustentabilidade, património, inovação, tecnologia, pessoas e turismo, respondendo aos desafios que a cidade de Coimbra e outros locais UNESCO enfrentam.
O SHIFT COIMBRA comporta três importantes ações que, interligadas, vão permitir dotar a cidade das ferramentas necessárias para a concretização do projeto: destino acolhedor; destino sustentável; destino inteligente.
Como destino acolhedor, pretende-se criar um observatório do trabalho no âmbito do setor do turismo, para serem identificadas as necessidades de formação e, com isso, serem desenvolvidos programas adaptados aos desafios atuais e futuros: mão-de- obra existente – melhoria de competências e requalificação – como também aos futuros profissionais do setor, incluindo os migrantes. Estas atividades de formação resultarão em mais de 2.000 pessoas capacitadas, com cerca de 1.000 horas de formação por participante.
 Enquanto destino sustentável, será desenvolvido um Modelo de Certificação para que os turistas usufruam de uma experiência social, cultural e ambiental, aumentando o seu interesse em contactar com a comunidade local, com a cultura e envolvência.
 Já como destino inteligente, o SHIFT COIMBRA fornecerá uma ferramenta para a gestão de dados da atividade turística, capaz de recolher informação sobre pontos de interesse turístico da cidade e região de Coimbra. Aos turistas será oferecida uma ferramenta que permitirá o acesso a uma experiência personalizada, composta por três momentos essenciais: planeamento da viagem; acompanhamento durante a viagem; contacto e feedback após a viagem. Esta app possibilitará uma análise das preferências dos visitantes e sugestão de itinerários, destinos, alojamentos e atividades personalizadas, com base nos seus interesses.
 
O evento é aberto ao público em geral.
 

Fonte/Foto: CM Coimbra

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Simulacro de incêndio nos HUC avalia meios de emergência hospitalares
28/03/2025
CoimbraCityLab acolhe projeto “Plataforma de Gestão de Crises de Poluição”
28/03/2025
Município de Coimbra distinguido com Bandeira de Mérito Social
27/03/2025
Convento de São Francisco recebe Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas
27/03/2025
O gaming está de volta ao Coimbra B
26/03/2025
Coimbra acolhe conferência sobre o Edifício da Inquisição e a presença judaica na cidade
26/03/2025
A DITADURA DAS PSEUDODEMOCRACIAS
25/03/2025
Praça do Comércio recebe a próxima edição da Feira de Velharias
25/03/2025