Em
Região de Coimbra

2022/12/15

PSP e IPO de Coimbra sensibilizam para a problemática da violência contra os profissionais de saúde

Concelho

Com o objetivo de evitar e combater a violência no setor da saúde, efetivos da PSP de Coimbra realizaram no dia 14 de dezembro, no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, uma ação de sensibilização no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde.

A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Saúde Ocupacional do IPO de Coimbra e realizada por polícias da 1ª Esquadra que integram o Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP).

De acordo com os responsáveis do Serviço de Saúde Ocupacional do IPO de Coimbra, o objetivo é fornecer ferramentas aos profissionais de saúde que «permitam lidar com a problemática da violência. A informação e formação são essenciais para os profissionais saberem enfrentar determinadas situações, como, por exemplo, agressividade verbal por parte de utentes ou visitantes».

A colaboração da PSP «tem sido essencial para informar e esclarecer os nossos profissionais sobre as medidas adequadas para evitar e resolver episódios de violência», acrescentam.

Durante a ação foram abordados temas como denunciar, registar e monitorizar episódios de violência contra profissionais de saúde, legislação em vigor, diferença entre criminalidade e violência, como abordar um cidadão violento, enquadramento jurídico e implementação de normas e procedimentos de segurança nas instituições de saúde, entre outros.

Esta ação enquadra-se nos objetivos do Gabinete de Segurança para a Prevenção e Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde, criado em 2020, de modo a «dar resposta à consecução de um clima de segurança e confiança aos profissionais de saúde que, diariamente, se dedicam a assegurar a prestação de cuidados aos utentes do Serviço Nacional de Saúde».

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Proteção Civil e Município reforçam monitorização dos caudais do rio Mondego
30/01/2026
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
30/01/2026
Escolas reabrem em Coimbra exceto a Martim de Freitas
29/01/2026
Peritagem conclui que edifício no Vale das Flores não apresenta risco estrutural após explosão
29/01/2026
Escolas encerradas no concelho esta quarta-feira após passagem da depressão KRISTIN
28/01/2026
Autarquia faz balanço após depressão KRISTIN e apela à circulação com cautela
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Município vai disponibilizar sete habitações para Jovens (Ex) Acolhidos
27/01/2026