A cerimónia oficial de partida do Vodafone Rally de Portugal vai decorrer em Coimbra na tarde do dia 15 de maio, na Avenida de Conímbriga, junto ao Estádio Universitário. A cidade volta a acolher este momento de grande visibilidade mediática e turística, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e do Automóvel Club de Portugal (ACP). A segurança e a logística do evento implicam diversos cortes e condicionamentos de trânsito e de estacionamento ao longo da próxima semana.
Na próxima quinta-feira, 15 de maio, o programa da cerimónia oficial de partida inicia-se pelas 14h30 com a chegada dos camiões que transportam os carros de competição. Seguem- sessões de autógrafos com os pilotos, na Praça das Cortes, entre as 15h15 e as 16h15. Pelas 16h55, terá lugar a interpretação do Hino Nacional, numa colaboração especial da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, que disponibilizou um tenor e um pianista para este momento solene.
Às 17h00 arranca oficialmente a prova, com cerca de 95 carros a subir à rampa de partida instalada junto ao Estádio Universitário, num evento que será acompanhado por milhares de espectadores, reforçando o impacto turístico e mediático da iniciativa. Em 2024, segundo os dados da organização, o Rally de Portugal gerou um impacto económico estimado em 183,3 milhões de euros, com cobertura televisiva em mais de 140 países e mais de um milhão de espectadores presenciais.
As montagens iniciam-se já este domingo, 11 de maio, com a instalação da rampa de partida e condicionamentos de trânsito progressivos na Avenida de Conimbriga e zonas envolventes ao Estádio Universitário, prolongando-se até ao final da tarde do dia 16, data da desmontagem final.
O estacionamento na Avenida Conimbriga, junto à Praça das Cortes, estará interdito já a partir da madrugada de sexta-feira, 9 de maio. A partir de segunda-feira, 12 de maio, o trânsito na Avenida Conimbriga será condicionado, passando a fazer-se apenas no sentido norte-sul. No dia 13 de maio, a Avenida de Conimbriga será cortada totalmente à circulação entre os cruzamentos com a Avenida João das Regras e com a Rua Luís António Verney, mantendo-se esta interdição até ao dia 16. O acesso ao Estádio Universitário será garantido através da rua paralela à Avenida João das Regras, à exceção do dia 14, em que a via será bloqueada. No dia 15 de maio, entre as 13h00 e as 16h00, a Avenida de Conimbriga será cortada entre a rotunda do Fórum e a Rua Luís António Verney para permitir a chegada e descarga dos camiões com os carros de competição. A desmontagem das estruturas terá início após o evento.
Para assegurar a logística do evento, o Município de Coimbra disponibiliza um apoio global de 200 mil euros, incluindo comparticipação financeira e apoio logístico – policiamento, sistemas audiovisuais, casas de banho, estruturas para sessão de autógrafos, pódio, entre outros. Coimbra volta, assim, a afirmar-se como cidade anfitriã de grandes eventos desportivos, apostando na projeção internacional e no envolvimento da comunidade com os grandes momentos do desporto automóvel.
Fonte/Foto: CM Coimbra