A assinatura do auto de consignação da empreitada de instalação da “Rede de drenagem de águas pluviais na Rua António Correia de Oliveira e na Estrada de Logo de Deus” realizou-se na manhã desta terça-feira. A sessão que decorreu junto ao Reservatório de Santa Apolónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente do conselho de administração da Águas de Coimbra, Alfeu de Sá Marques, e do presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia. A obra representa um investimento global de cerca de 840 mil euros.
Esta intervenção, que vai ter início nos próximos dias, tem como objetivo resolver os problemas de drenagem pluvial nestas duas vias da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, que, em dias de chuva intensa, afetam a mobilidade, provocam inundações em propriedades privadas e aceleram a erosão dos taludes adjacentes.
A obra representa um investimento global de cerca de 840 mil euros (686.250,00 € + IVA à taxa legal em vigor, 23%) e terá a duração de 390 dias. O projeto contempla a instalação de novos coletores de drenagem pluvial, numa extensão total de 1.605 metros.
Serão também construídos 98 órgãos de recolha de águas pluviais, incluindo sarjetas, sumidouros e caixas de receção de valetas, e executados 66 ramais domiciliários de águas pluviais. Está igualmente prevista a repavimentação geral das vias, abrangendo uma área de cerca de 7.500 m².
Paralelamente à obra de drenagem, será feita a reabilitação pontual da rede de saneamento, face às anomalias existentes, bem como a remodelação dos ramais da rede de distribuição de água. A gestão da pressão na rede será melhorada com a desativação de uma câmara de perda de carga e a instalação de uma válvula redutora de pressão.
A empreitada foi adjudicada à empresa DiagonalFusion – Construção e Manutenção de Infraestruturas e insere-se na estratégia da Águas de Coimbra de reforçar a eficiência das redes públicas, investindo em infraestruturas mais robustas e adaptadas aos desafios urbanos atuais.
Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | João Paulo Silvano