Em
Região de Coimbra

2025/06/26

Reforço do sistema de videovigilância com mais 38 câmaras na Baixa da cidade

Concelho

Está já a decorrer o concurso público para ampliação do sistema de videovigilância com a instalação de mais 38 câmaras, distribuídas por duas zonas da cidade: a Baixa e o Parque Verde do Mondego. Com um prazo de execução de 60 dias, o valor base deste procedimento é de 398.233,05 euros, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor. Desta forma, o sistema na cidade passa de 17 para um total de 55 câmaras, passando a abranger toda a área do projeto @Baixa Coimbra, de forma a proteger pessoas e bens.

Depois de um longo processo burocrático, a CM de Coimbra vai, assim, alargar o sistema de videovigilância da cidade e aumentar o número de câmaras de 17 para 55. Os locais de instalação das câmaras visam as áreas de maior criminalidade, de acordo com os dados estatísticos do Comando Metropolitano de Coimbra da PSP e incidem, maioritariamente, na Baixa da cidade, passando a abranger toda a área do projeto @Baixa Coimbra, financisdo em 1,2 milhões de euros pelo PRR no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais.
 

 O alargamento do sistema de videovigilância vai abranger, ainda, as margens do rio Mondego, em zonas que têm sido alvo de ações de vandalismo. Através desta nova via, estes locais vão ser vigiadas pelo Comando Distrital da PSP, na Avenida Elísio de Moura, onde está instalado o sistema de gravação e controlo.

O presidente da CM de Coimbra considera que, “após este longo processo, que exigiu um grande esforço e empenho” da autarquia, este processo vai “finalmente avançar”, o que “que será um passo fundamental para a segurança da zona urbana de Coimbra”.

 Recorde-se que, depois de cerca de dois anos de processo, a aprovação do Ministério da Administração Interna decorreu no início de 2025, já após parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Mais recentemente foi ainda obtido parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, num processo, naturalmente, longo e complexo, de articulação da CM de Coimbra com a Polícia de Segurança Pública e com o Ministério da Administração Interna, em articulação com a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

 

Fonte/Foto: CM Coimbra

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Proteção Civil e Município reforçam monitorização dos caudais do rio Mondego
30/01/2026
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
30/01/2026
Escolas reabrem em Coimbra exceto a Martim de Freitas
29/01/2026
Peritagem conclui que edifício no Vale das Flores não apresenta risco estrutural após explosão
29/01/2026
Escolas encerradas no concelho esta quarta-feira após passagem da depressão KRISTIN
28/01/2026
Autarquia faz balanço após depressão KRISTIN e apela à circulação com cautela
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Município vai disponibilizar sete habitações para Jovens (Ex) Acolhidos
27/01/2026