Em
Região de Coimbra

2025/07/31

Regulamento de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano em consulta pública

Concelho

O projeto de Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano encontra-se em consulta pública até 10 de setembro, permitindo que cidadãos e entidades apresentem sugestões por escrito dirigidas ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra. As participações podem ser entregues presencialmente na Divisão de Relação com o Munícipe e Apoio Administrativo (Mercado Municipal D. Pedro V), enviadas por correio postal para a Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra, ou submetidas por correio eletrónico para o endereço. O período de participação decorre por 30 dias úteis, terminando a 10 de setembro.

 O regulamento estabelece as normas de planeamento, implantação, gestão e manutenção do arvoredo urbano que integra o domínio público e privado do Município de Coimbra, bem como o procedimento para a classificação do arvoredo de interesse municipal. O texto define os critérios para operações de manutenção e plantação de árvores, assim como para o abate e transplante, a seleção de espécies a plantar e a sua hierarquização no espaço público e privado municipal.

 Para efeitos do documento, considera-se arvoredo urbano o conjunto de árvores, isoladas ou em grupo, localizadas no interior do perímetro urbano – entendido como porção contínua de território classificada como solo urbano, de acordo com os instrumentos de gestão territorial. 

O regulamento exclui do seu âmbito as árvores de fruto cultivadas em pomares, olivais e outras culturas com fins económicos ou alimentares, os espaços florestais definidos no Inventário Florestal Nacional e as áreas sujeitas a regime florestal total ou parcial, como parques florestais e matas nacionais. Também não abrange áreas classificadas ou a classificar como povoamentos florestais sujeitos ao regime jurídico de arborização e rearborização (Decreto-Lei 96/2013, de 19 de julho) nem as espécies invasoras previstas no Decreto-Lei 92/2019, de 1 de julho, que regula o controlo e introdução de espécies exóticas.

 Ficam igualmente fora do âmbito do regulamento as situações de emergência relativas a árvores ou ramos caídos, ou em risco de queda, resultantes de fogos rurais, acidentes ou fenómenos meteorológicos adversos, desde que a intervenção seja realizada ou determinada pelos serviços municipais de proteção civil e devidamente fundamentada em relatório.

 

Fonte/Foto: CM Coimbra

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Autarquia de Coimbra repensa o modelo de refeições escolas
26/11/2025
Cidade de Coimbra assinala Dia da Floresta com a plantação de 800 exemplares autóctones
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Município promove sessão de sensibilização dedicada aos jovens do centro
25/11/2025
Ana Moura ofereceu um espetáculo singular Auditório do Convento São Francisco
25/11/2025
Nuno Bogalho na Liga dos Campeões
24/11/2025
Cidade de Coimbra veste-se de magia até ao Dia de Reis
24/11/2025
Linha Pediátrica e Helena Albuquerque distinguida com Prémio Empreendedorismo Feminino
21/11/2025