Em
Região de Coimbra

2023/06/01

Requalificação da ETAR do Choupal já é uma realidade

Concelho

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, congratula-se com a decisão da Águas do Centro Litoral (AdCL), do lançamento do novo concurso de requalificação da ETAR do Choupal. “Este é um investimento necessário, que constitui um passo decisivo na defesa da qualidade das estruturas do tratamento de águas residuais em Coimbra e principalmente um garante do ambiente e da qualidade da água do rio Mondego”, refere José Manuel Silva.

O presidente da CM de Coimbra corrobora, assim, as palavras do presidente da AdCL, Alexandre Oliveira Tavares, sobre a importância de se encontrarem mecanismos de cofinanciamento que permitam melhorar as estruturas para os Sistemas de Abastecimento e de Águas Residuais. José Manuel Silva afirma ainda que a Câmara Municipal de Coimbra está disponível para mobilizar os atores do território para a importância deste investimento.

 

“Um investimento desta importância e envergadura, para que não tenha um impacto significativo nos valores suportados pelas famílias com as tarifas de água e saneamento, deverá ser merecedor de cofinanciamento comunitário, garantindo assim a devida equidade territorial”, defende ainda José Manuel Silva.

 

O Conselho de Administração da AdCL aprovou, na passada  terça-feira, 30 de maio, o lançamento do novo concurso de requalificação da ETAR do Choupal, com valor base de 36,85 milhões de euros. Focado na política de requalificação preventiva e efetiva em manutenção de ativos, este investimento incorpora novas exigências de tratamento, impostas pela nova licença de descarga, emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente e vai permitir uma maior resiliência do sistema de saneamento, um serviço essencial para a comunidade.

 

Recorde-se que a AdCL já tinha lançado um Concurso Público Internacional em fevereiro de 2021, e que após a abertura das propostas, em julho de 2021, verificou-se que todas as propostas foram excluídas, entre outros motivos, por ultrapassarem o preço-base proposto a concurso, que era de 21,5 milhões de euros. Perante este cenário, a AdCL encetou as diligências necessárias para conseguir as devidas autorizações para este investimento necessário.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
10/04/2025
Praxis Beer Fest regressa a Coimbra de 13 a 15 de junho
10/04/2025
Mercado D. Pedro V acolhe residências artísticas para impulsionar comércio local e artesanato
9/04/2025
Convento São Francisco assinala nove anos como polo dinâmico e de crescimento de Coimbra
9/04/2025
O ‘TIJOLO’ ESTÁ DE REGRESSO?
8/04/2025
Município distinguido com dois prémios no Congresso da Transparência 2025
8/04/2025
“Eiras está mais bonita, mais moderna e requalificada”, salientou o autarca
8/04/2025
Auditório da FCTUC acolheu Encontro de Estudantes de Design
7/04/2025