A Rua do Ultramar, que liga as ruas de Angola e do Brasil, reabre esta sexta-feira, dia 9 de maio, à circulação viária, após conclusão dos trabalhos da empresa municipal Águas de Coimbra na substituição da rede de drenagem pluvial e residual. A circulação pedonal será retomada de forma condicionada, por motivos de segurança. Em breve, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai dar início à requalificação daquele arruamento e espaço envolvente, onde vai ser criada uma zona verde, com reforço da plantação de árvores.
Estando concluída a intervenção da empresa municipal Águas de Coimbra ao nível das redes de drenagem pluvial e residual na Rua do Ultramar, a autarquia decidiu reabrir a via ao trânsito com o objetivo de melhorar a acessibilidade viária no Bairro Norton de Matos, permitindo a sua ligação à Rua do Brasil e evitando trajetos alternativos pela Rua dos Navegadores ou pelo viaduto do Calhabé/Rua Tomé Rodrigues Sobral.
Em breve, a CM de Coimbra vai dar início a uma empreitada de requalificação da Rua do Ultramar e do espaço envolvente. O arruamento vai passar a ter sentido único de circulação descendente e vai contar com revestimento definitivo dos passeios, instalação de uma bateria de cinco contentores de resíduos semi-enterrados e 24 lugares de estacionamento.
A empreitada inclui o reordenamento do espaço envolvente, com a criação de uma nova área verde arborizada – que integra um percurso que convida à contemplação e à estadia -, em alinhamento com as preocupações da mitigação do efeito das alterações climáticas. As áreas verdes e permeáveis são alargadas, num local com vistas aprazíveis sobre o vale da Solum, envolvendo um percurso adaptado à orografia local, dotado de mobiliário urbano para potenciar o usufruto daquele espaço.
Todas as árvores existentes são mantidas e vai existir um reforço de plantações da mesma espécie, junto à via da Rua do Ultramar, com a plantação de jacaranda mimosifolia. No interior da zona verde, vão ser plantados grevillea robusta, cedrus libani, cedrus deodora, prunus passardi, acer monspessulanum, num total de mais 22 novas plantações, com rede de rega.
Até à conclusão desta empreitada, por razões de segurança, a futura zona verde vai estar vedada e a circulação pedonal condicionada.
Fonte/Foto: CM Coimbra