Em
Região de Coimbra

2024/11/26

“Sabores da Escrita” está de regresso ao Centro Cultural D. Dinis

Concelho

O próximo “Sabores da Escrita” decorre no dia 6 de dezembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural D. Dinis e vai celebrar uma década de existência. 
Esta edição, que comemora também a época natalícia, vai recordar os diferentes momentos em que a literatura e a história revelaram os sabores da gastronomia e todos os que têm protagonizado o evento, desde os oradores, aos responsáveis pela confeção dos jantares, aos animadores culturais e aos participantes. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e com os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), vai contar com a participação da professora catedrática aposentada da FLUC, Maria Helena da Cruz Coelho, e da também professora catedrática da FLUC, Carmen Soares.
Os “Sabores da Escrita” celebram 10 anos. O 10º aniversário do evento vai ser comemorado no dia 6 de dezembro, no Centro Cultural D. Dinis. A iniciativa, composta por uma palestra e um jantar temático com entretenimento cultural, completa, assim, uma década de existência e vai ser a ocasião de celebrar a época natalícia evocando, por palavras e imagens, dezenas de momentos em que os saberes da literatura e da história nos revelaram os sabores da gastronomia, em espaços emblemáticos da cidade de Coimbra, tais como a Casa da Escrita, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, o Seminário Maior e o Centro Cultural D. Dinis.
 A próxima edição do “Sabores da Escrita” vai ser, ainda, para recordar quem tem protagonizado os eventos, desde os oradores aos responsáveis pela confeção dos jantares, aos animadores culturais e aos participantes. O programa inclui uma visita guiada pela página web da iniciativa, onde se guarda a memória das sessões dedicadas a personagens e épocas evocadas por diversos especialistas e as reconstituições de mesas que ocorreram. Num espírito festivo e de celebração, vão ser representados os “Sabores da Escrita” passados e anunciados os que estão para vir.
 A iniciativa, organizada pela CM de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, em parceria com FLUC, através da Direção do DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, com os SASUC, vai contar com a participação de Maria Helena da Cruz Coelho e de Carmen Soares, que vão falar sobre “Uma década de Sabores da Escrita (2014 – 2024)”.
 A iniciativa arranca com a conferência, marcada para as 19h30, de entrada livre, e segue-se, depois, o jantar temático, que começa às 20h00, e tem o custo de 22,50 euros por pessoa (inscrições limitadas a 60 pessoas). O jantar é confecionado e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, contando com a animação cénica da Cooperativa Bonifrates e Almanach. 


Fonte/Foto: CM Coimbra

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cidade universitária celebra a Páscoa com tradição e música para todas as idades
2/04/2025
Registo operacional do Comando Distrital de Coimbra
2/04/2025
MAIS DOLARES OU MAIS EUROS?
1/04/2025
Prémio Edmundo de Bettencourt abre candidaturas de 1 a 30 de abril
1/04/2025
Freguesia de Almalaguês inaugura novo parque infantil
1/04/2025
Coimbra é palco da fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários
31/03/2025
Teor da carta enviada por Fernando Gomes revelada pelo Presidente da AF Coimbra
31/03/2025
Simulacro de incêndio nos HUC avalia meios de emergência hospitalares
28/03/2025