Seis restaurantes de Coimbra aceitaram o desafio de criar menus especiais para a Páscoa, numa iniciativa da Câmara Municipal (CM) de Coimbra em parceria com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). A ação faz parte do evento “Sabores e Sons da Páscoa”, integrado no programa cultural organizado pela autarquia, que decorre até 26 de abril.
Coimbra vai ter muita animação por ocasião das celebrações da Páscoa, com uma programação que se divide em quatro eventos principais: “Coimbra Doce” (4 a 20 de abril); “Sabores e Sons da Páscoa” (16 a 26 de abril); “Semana Santa de Coimbra” (13 a 21 de abril) e “Baixo o Som” (18 e 19 de abril).
No seguimento do evento “Sabores e Sons da Páscoa” seis restaurantes acederam a criar um menu especial para esta época do ano. Os restaurantes participantes são: Dom Espeto (Rua da Sota, 35), Cordel Maneirista (Rua Carlos Pinto de Abreu, 4), NH Coimbra Dona Inês Hotel (Rua Abel Dias Urbano, 12), O Cantinho dos Reis (Terreiro da Erva), Família (Rua do Sargento Mor, 29) e O Mimo (Rua Saragoça, 9).
Os restaurantes vão ter um dístico nos próprios estabelecimentos, destacando a sua participação no evento e os menus estarão disponíveis ao público a partir de quarta-feira, dia 16 de abril, e até 26 de abril.
Esta iniciativa visa enriquecer a programação cultural da Páscoa 2025, criada pela CM de Coimbra, que inclui concertos, visitas ao património religioso e animação para todas as idades, reforçando a ligação entre cultura, tradição e a comunidade.
No dia 17, realiza-se a visita livre “Descobrindo as Igrejas da Baixa de Coimbra” e, às 15h00, uma visita guiada ao Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra. Um concerto de órgão de tubos, às 21h00, na Igreja da Misericórdia, encerra o dia.
No dia 18 de abril, Sexta-feira Santa, está prevista animação de rua na Baixa de Coimbra, incluindo às 15h00, um concerto de Fado de Coimbra, com o grupo Canção de Coimbra, da Secção de Fado da AAC, no átrio dos Paços do Concelho, na Praça 8 de Maio.
Já, no dia 19, decorre o concurso do Melhor Folar Doce, no Pátio da Inquisição, acompanhado de animação musical e da Feira do Folar e da Arrufada de Coimbra. Às 15h30, realiza-se uma visita comentada ao Núcleo Judaico de Coimbra, no Edifício da
E, no dia 26 de abril, às 21h30, na Sé Nova de Coimbra, realiza-se o Concerto de Encerramento, com a Orquestra Clássica do Centro.
Fonte/Foto: CM Coimbra