O vereador destacou que o fim de semana será marcado por “duas grandes provas em Coimbra [para além desta há ainda a Taça de Portugal de Tripulações de Fundo de canoagem, no rio Mondego], a 10 minutos a pé de distância uma da outra”, apelando aos cidadãos que “aproveitem para assistir”.
O selecionador nacional de BMX, Alexandre Almeida, lembrou que “é o terceiro ano consecutivo com eventos nacionais em Coimbra”. Depois do campeonato em 2021, “no ano passado foram coroados os vencedores da Taça de Portugal aqui e este ano há mais uma jornada dupla da Taça”. “Será um fim de semana com boas corridas seguramente e seria bom que a população de Coimbra viesse assistir, porque o BMX dá um espetáculo bonito de se ver. São corridas pequenas de 30 a 40 segundos”, destacou.
Fernando Pinto, diretor do BMX da Casa do Povo da Abrunheira prometeu “receber bem” toda a gente e destacou a importância desta pista para a sua equipa. “A CP Abrunheira é uma equipa pequena e muito jovem mas, na última provam, em que só tivemos oito atletas, fizemos um resultadão e fomos a 3.ª melhor equipa. Penso que isto se deve à aposta no treinador, mas também a este equipamento, em que treinamos, que é de topo”.
Carlota Santos, atleta da do clube do concelho de Montemor-o-Velho corrobora: “Uma das nossas mais-valias é a de ter esta pista e a da Figueira da Foz para treinar”.
Em Coimbra vão estar, por exemplo Renato da Silva, ciclista do Team BMX Quarteira, que “ainda é júnior e está em 4.º lugar do ranking mundial”. “No ano passado foi semifinalista no Mundial e este ano quer estar na final e vencer”, destacou o selecionador.
Mas, frisou Alexandre Almeida, vão marcar presença atletas “de Badajoz e Madrid”, pelo que “pode estar a desenhar-se um evento ibérico”.
Edi Barradas, ciclista da seleção nacional é outro dos presentes. “Esta é a minha pista favorita. É mais suave que as outras”, destacou. O evento é uma organização da Casa do Povo da Abrunheira, conjuntamente com a Câmara de Coimbra e a Federação Portuguesa de Ciclismo.