Em
Região de Coimbra

2022/11/24

Triciclista coimbrense  Sandra Semedo vai representar Portugal nos Jogos Mundiais

Desporto

A triciclista Sandra Semedo vai representar Portugal nos Jogos Mundiais da IWAS, que estão a decorrer até 29 de novembro, em Vila Real de Santo António. Será o seu regresso a provas internacionais – genericamente suspensas desde o início da pandemia da Covid-19 – três anos depois da participação no Campeonato do Mundo de Para-Atletismo.

A atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), que estará acompanhada por Ana Nunes, treinadora da instituição e selecionadora nacional de tricicleta, participará nas provas de 100, 200, 400 e 800 metros. Irá em busca de enriquecer ainda mais um palmarés onde constam já 12 medalhas continentais e intercontinentais: oito na Taça Internacional/Campeonato do Mundo de Tricicleta e quatro nos Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral.

Juntam-se a estas, mais 31 medalhas em campeonatos nacionais da disciplina, sendo a atual campeã de todas as distâncias da sua classe (RR2) e detentora de sete recordes nacionais nas classes RR2 e RR3.

Aos 34 anos, Sandra Semedo é um dos maiores nomes mundiais da tricicleta, que começou a praticar em 2012. Tem vindo a fazer todo o seu percurso desportivo na APCC, da qual é utente desde criança, sempre treinada por Ana Nunes. Nesta convocatória para a Seleção Nacional daquela disciplina, tem a companhia dos atletas Ana Cláudia Couto, Alírio Almeida, Samuel Omoruyi e André Pinto.

Os Jogos Mundiais da IWAS – International Wheelchair and Amputee Sports Federation são uma competição multidesportiva para atletas com deficiências motoras. A edição deste ano, a décima da história do evento, reunirá cerca de 500 atletas originários de 35 países, competindo nas modalidades de atletismo, halterofilismo e natação. Todas as provas terão lugar no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

A tricicleta é uma disciplina em que os atletas correm com os pés, sentados num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Hospital dos Covões com investimento de mais de 21 milhões de euros pelo ULS
27/06/2025
Autarquia requalifica espaço para paragem dos operadores de serviços expresso
27/06/2025
Detidos cinco homens por tráfico e coação sobre funcionário
26/06/2025
Reforço do sistema de videovigilância com mais 38 câmaras na Baixa da cidade
26/06/2025
Festival do Vinho vai decorrer no Jardim da Sereia de 27 a 29 de junho
25/06/2025
Preços mais acessíveis no Convento São Francisco promovem inclusão cultural
25/06/2025
A NOVA CENSURA À IMPRENSA
24/06/2025
Aprovado projeto para tornar a Baixa mais digital e atrativa
24/06/2025