A Câmara Municipal (CM) de Coimbra recebeu, no dia 17 de janeiro, seis dos 15 veículos elétricos que a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra entregou a cinco municípios da área de abrangência da ULS, designadamente Coimbra, Mealhada, Mira, Cantanhede e Ansião, e que serão utilizados nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) desses municípios. A sessão de entrega das viaturas decorreu no Convento São Francisco e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e dos congéneres da Mealhada, Mira, Cantanhede e Ansião, bem como do vogal da Administração Regional de Saúde do Centro, Mário Ruivo, do presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, Alexandre Lourenço, e da secretária de Estado da Saúde, Ana Povo.
“É preciso desconcentrar a prestação dos cuidados de saúde, é preciso ir ao encontro das pessoas para prestar melhores cuidados”, afirmou o presidente da Câmara, José Manuel Silva, na cerimónia de receção dos veículos elétricos, que decorreu no convento São Francisco. “Portanto, estes seis veículos elétricos, que estamos a receber agora, vão permitir-nos poupar uma despesa elevada em táxis. E os motoristas que estão atualmente a ser contratados vão poder conduzir as equipas de saúde ao encontro do domicílio das pessoas que têm necessidade e que não se conseguem deslocar aos centros de saúde. É um grande incremento na qualidade da prestação de cuidados de saúde aqui no nosso concelho de Coimbra”, acrescentou o autarca.
A secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, salientou que “o objetivo é capacitar as equipas de Cuidados de Saúde Primários”. “Sendo uma área geográfica extensa, esses cuidados só são possíveis tendo as equipas viaturas para se deslocarem. Portanto, é mais uma aposta nos cuidados de proximidade para os nossos cidadãos. E sem dúvida que o Município de Coimbra e a Unidade Local da Saúde de Coimbra estão a ser um exemplo na prestação de cuidados”, afirmou a governante.
Já o presidente da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, realçou que “esta iniciativa visa promover a acessibilidade a cuidados de saúde e está alinhada com os objetivos de sustentabilidade ambiental e mobilidade verde, contribuindo para a redução da pegada de carbono no Serviço Nacional de Saúde”. “A ULS de Coimbra, ciente da importância dos CSP para assegurar a sua missão – prestar cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade, em proximidade e centrados nas pessoas – tem feito um esforço para ouvir e responder às necessidades dos cuidados em proximidade. Estes veículos são, de facto, uma necessidade e estamos certos de que serão uma mais-valia no apoio a prestar às populações”, concluiu.
A ULS de Coimbra é uma instituição dedicada a cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, integrando oito unidades hospitalares e vinte seis centros de saúde. Com um compromisso inabalável com a inovação e a qualidade, a ULS de Coimbra trabalha diariamente para melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade que serve.
Fonte: CM Coimbra
Foto: CMC | João Paulo Silvano